UB faz parte do governo Lula mas não vota de ‘porteira fechada’

Para complicar, no próximo ano haverá eleições municipais, pilar necessário para quem deseja voos mais ambiciosos em 2026

Postado em: 27-04-2023 às 21h09
Por: Wilson Silvestre
Imagem Ilustrando a Notícia: UB faz parte do governo Lula mas não vota de ‘porteira fechada’
Para complicar, no próximo ano haverá eleições municipais, pilar necessário para quem deseja voos mais ambiciosos em 2026. | Foto:

O União Brasil comandado pelo deputado federal Luciano Bivar (PE) tem 59 votos na Câmara, mas, mesmo sendo associado do governo Lula, não vota de ‘porteira fechada’. A maioria dos deputados federais da legenda foram eleitos com votos da direita e conservadores, portanto, fica difícil explicar às suas bases que “são Lula desde criancinha”.

Para complicar, no próximo ano haverá eleições municipais, pilar necessário para quem deseja voos mais ambiciosos em 2026. Luciano Bivar já disse ao ministro das Relações Institucionais de Lula, Alexandre Padilha (PT), para não contar com o apoio integral do UB nas CPMIs das Fake News, MST e dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A turma já mandou recado de como vai se comportar: na votação da urgência do projeto das Fake News, só 19 deputados votaram com o governo.

PP é o pilar do ‘Centrão’

Por mais esforço que os operadores políticos do governo Lula façam para ter maioria no Congresso, principalmente na Câmara dos Deputados, esbarram no ‘Pilar do Centrão’, ou seja, nos Progressistas Ciro Nogueira e Arthur Lira.

Continua após a publicidade

Esses dois são detentores de um capital de favores armazenado em seus cofres políticos muito além de seu partido. Até os deputados novatos já perceberam que ficar ao lado de Lira significa agilidade na liberação de emendas parlamentares. Lula sabe disso e negocia.

Veja Também