Taxa do agro pode influenciar disputa na capital

Pedro Sales comanda aplicação do fundo. Em paralelo, PP quer filiar secretário a fim de bancá-lo na disputa de 2024

Postado em: 01-05-2023 às 07h33
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Taxa do agro pode influenciar disputa na capital
Pedro Sales comanda aplicação do fundo. Em paralelo, PP quer filiar secretário a fim de bancá-lo na disputa de 2024 | Foto: Reprodução

O governo de Goiás teve uma vitória no Supremo Tribunal Federal (STF) ao garantir (no momento) a constitucionalidade da taxa do agro em Goiás (ainda falta o julgamento do mérito). Bom para a gestão, mas bom para quem cuida do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), no caso, o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales. Por que? Porque investimento é vitrine e nada melhor para quem é cotado para disputar a prefeitura de Goiânia. 

Sales tem sido cada vez mais ventilado como possível postulante ao paço municipal de Goiânia. Apesar de negar qualquer conversa nesse sentido, quando questionado se disputaria em caso de pedido do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), ele diz que nunca disse não a um pedido do gestor.

“Nunca recusei um convite do governador. Até hoje aceitei todos que me fez. Para assessor no Senado, titular da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)… Sempre fui muito leal a tudo que ele me pediu”, disse o homem, indiscutivelmente, de confiança de Caiado em entrevista recente ao Jornal O Hoje.

Continua após a publicidade

E quem está de olho no passe de Sales é o PP. O deputado federal José Nelto (PP) reforçou que já fez o convite ao secretário em nome de toda a cúpula do partido. “Em meu nome, do Adriano do Baldy, do Alexandre Baldy, do Roberto Naves… O convite foi feito publicamente, com apoio de todo o partido”, ressaltou. 

Nelto sabe bem que a conquista taxa do agro pode mudar o cenário em Goiânia. “Dá uma impactada. A partir do momento que ele lança um projeto, audacioso, de novos rodovias para o Estado, duplicação. Isso mostra a competência dele. Tudo é vitrine. Ainda mais passando por Goiânia. Saneago, Codego [Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás], Agehab [Agência Goiana de Habitação] estão sob o manto dele”, argumenta. 

Ainda segundo ele, Pedro Sales pode usar a Codego para projetos importantes na capital, como a criação de saídas para distritos industriais, com geração de emprego. “Um plano piloto em toda as saídas de Goiânia.”

Sales candidato

Para Nelto, Sales é o candidato natural da base de Caiado. “Goiânia é a capital, precisa ter um candidato. Poderia ser pelo PP, União Brasil ou MDB. O vitorioso fortalece a base”, justifica ao dizer que o projeto também inclui Anápolis e Aparecida. “A base não pode optar por um candidato que não esteja em um desses partidos. De cara já teria o apoio de 200 prefeitos, que viriam no lançamento da candidatura.”

Mas sobre a capital, o deputado federal defende Sales como um gestor moderno, que já comprovou a competência por onde passou. “Conhece gestão e é preparado. É um grande quadro técnico e político. Embora não tenha disputado eleições, participou ativamente.”

Sales

Na última conversa do Jornal O Hoje com Sales, o secretário disse que nunca havia tratado com o governador sobre as eleições municipais. “Meu compromisso é concluir o governo como secretário”, reforça. Além disso, ele faz uma ressalva: “Acredito que essa questão de prefeitura passe por outros líder partidários, outro contexto. Acredito que o que me cumpre, neste momento, é desempenhar meu papel na Infraestrutura.”

De acordo com ele, “se houver espaço para algum capital político no fim [2026], pode haver uma situação como deputado federal. Mas não dá para ver de antemão. É necessário um trabalho sólido, de grandes entregas”. 2024, contudo, está mais perto. E, como disse Nelto, a base deverá ter candidato. Outro ponto é que Sales é claro ao dizer que nunca falou “não” para Caiado.

Veja Também