Desafios no caminho de Celina Leão para disputar o GDF em 2026

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), é um player político determinado e obstinado na busca de objetivos

Postado em: 01-05-2023 às 22h01
Por: Wilson Silvestre
Imagem Ilustrando a Notícia: Desafios no caminho de Celina Leão para disputar o GDF em 2026
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), é um player político determinado e obstinado na busca de objetivos. | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), é um player político determinado e obstinado na busca de objetivos, traço que herdou da mãe, Maria Célia, vocacionada a ser instrumento na diminuição da pobreza e incentivadora de políticas públicas que têm no social e educação a bússola para se conquistar o desenvolvimento econômico com oportunidade para todos. Mas não basta só a garra e vontade de fazer, é necessário ter um grupo orgânico e focado no mesmo objetivo.

Este é o maior desafio de Celina e seu grupo, afinal, o aliado de hoje pode ser o adversário de amanhã, ou seja, de 2026. Ela faz parte do consórcio de partidos que deram a eleição no primeiro turno ao governador Ibaneis Rocha (MDB), mas nesse agrupamento, assim como ela, tem muita gente de olho no mesmo objetivo: disputar o Governo do Distrito Federal em 2026.

Todos vão querer tirar o máximo de proveito político da gestão de Ibaneis, que, salvo um desastre, deve cumprir bem os próximos quase quatro anos. Até lá, Celina terá que percorrer uma estrada sinuosa e cheia de armadilhas políticas. Além disso, ser a arquiteta de uma engenharia política sólida, sustentada por um grupo monolítico que atue como anteparo da gestão de Ibaneis e, aos mesmo tempo, fortaleça o projeto ‘Celina governadora’.

Continua após a publicidade

Adversários e aliados na mesma casa

A entrada em cena do senador Izalci Lucas (PSDB), até recentemente adversário de Ibaneis Rocha e agora “amigos para sempre”, complica a equação dentro do grupo palaciano. Rafael Prudente (MDB) quer disputar o Senado e Izalci tanto pode disputar a reeleição quanto o governo. Ibaneis Rocha também disputa vaga de senador e a lista deve crescer até 2026. Todos vivendo sob o mesmo teto do Palácio do Buriti.

Veja Também