PGR pede a Moraes acesso a relatórios da Abin sobre preparação do 8 de janeiro

O pedido é assinado pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos

Postado em: 02-05-2023 às 15h22
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: PGR pede a Moraes acesso a relatórios da Abin sobre preparação do 8 de janeiro
O pedido é assinado pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos. | Foto: Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, nesta terça-feira (2/4), ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o acesso aos relatórios de inteligências que estejam com a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), do Senado, sobre os atos terroristas de 8 de janeiro.

O pedido é assinado pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, que conduz as investigações na PGR sobre os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

No pedido, Santos também solicitou que Moraes mande a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entregar cópias de “todos os relatórios de inteligência, relatórios informativos e registros de informação, produzidos entre 1º e 8 de janeiro de 2023” e que tenham relação com os atos terroristas.

Continua após a publicidade

Na solicitação, o subprocurador afirma que os documentos “interessam à elucidação dos fatos em apuração”. Também afirmou que não há mais necessidade de sigilo sobre o material. Os relatórios, segundo Santos, tinham a finalidade de alertar sobre o risco de atos em janeiro de 2023.

Na última sexta-feira (28/4), o jornal Folha de S.Paulo noticiou que informes de inteligência da Abin sobre a possibilidade de ataques aos prédios dos Três Poderes foram enviados a integrantes do governo por WhatsApp.

Em depoimento à Polícia Federal em 21 de abril, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), general Gonçalves Dias, afirmou que a Abin não o informou sobre qualquer risco de que as manifestações de 8 de janeiro seriam violentas.

Veja Também