MDB deve fechar com UB em 2024, diz presidente da sigla em Goiânia

PT é possibilidade, mas preferência é pelo partido encabeçado pelo governador Ronaldo Caiado

Postado em: 04-05-2023 às 07h53
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: MDB deve fechar com UB em 2024, diz presidente da sigla em Goiânia
PT é possibilidade, mas preferência é pelo partido encabeçado pelo governador Ronaldo Caiado | Foto: Reprodução

Presidente do MDB em Goiânia, o vereador Henrique Alves vê com dificuldades o partido caminhar com o PT, em 2024. Apesar de existir uma chance, segundo ele, a aliança preferencial da legenda, hoje, é com o União Brasil. 

“Pela parceria com o governo estadual e, sobretudo, pelo interesse que o vice, Daniel Vilela (MDB), tem de ser candidato em 2026”, destaca. Vilela é o presidente estadual do MDB. O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) termina seu segundo mandato em 2026 e o vice é visto como sucessor natural. “Então, não vejo o MDB e o União Brasil separados em 2024 ou 2026.”

Assim, Henrique completa: “Seja uma aliança com o PT, com o Republicanos de Rogério Cruz, eu acho possível, mas tem que ser discutida mais à frente para chegar a uma conclusão. A aliança que vejo que irá existir nos próximos pleitos é com o União Brasil.”

Continua após a publicidade

PT

A presidente estadual do PT, a vereadora por Goiânia Kátia Maria, deixa claro que a sigla deverá ter um nome na disputa pela prefeitura da capital. Ela não descarta uma aliança com o MDB e chegou a brincar que, como Ana Paula Rezende (MDB) está em dúvida, pode aceitar ser vice. 

Ela, contudo, reforça que o partido ainda está no começo dos diálogos internos sobre 2024. “No sábado (6) teremos uma reunião do diretório estadual para tratar de reestruturação. Primeiro discutiremos internamente. É, de fato, para organizar do ponto de vista interno para depois realizar diálogos fora”, diz sobre alianças neste momento.

Ainda assim, a petista diz que todos os partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abrirão precedente para conversas e, quem sabe, composição. “Por isso essa eleição deve ter um perfil diferenciado. Por causa da aliança federal.”

Ana Paula Rezende

Inclusive, sobre Ana Paula Rezende, o presidente do MDB em Goiânia, vereador Henrique Alves, lembra que ela se reuniu na última semana com a bancada de parlamentares da capital. “Durante o encontro, relembramos histórias do pai dela, o ex-prefeito da capital e ex-governador de Goiás, Iris Rezende. Ela também falou muito da importância do MDB na vida dela e disse que nós ajudamos ela a lembrar do pai, mas também a superar.”

Questionado se o encontro entusiasmou os presentes sobre uma possível disputa de Ana, ele afirma que ela não deu pista ou sinal que seria candidata. Disse apenas, segundo ele, que é uma decisão muito difícil e que este não é o momento de discutir. “Ela se esquiva um pouco neste momento”, aponta Alves. Ele, contudo, vê como bom indicativo receber a cúpula do partido. “É um indício nesse sentido [de interesse pelo pleito]”, avalia. 

Segundo Henrique, o MDB precisa ter um projeto majoritário para 2024. Pode ter candidato a prefeito, mas também pode indicar o vice em uma eventual chapa do União Brasil. “Mas vai depender a decisão da Ana Paula e de outras pessoas que teriam condição de se colocar como candidato.”

Questionado quais outros nomes o partido teria neste momento, Henrique Alves enumera as possibilidades: Paulo Ortegal, os deputados estaduais Charles Bento e Lucas Calil, e o vereador Anselmo Pereira. “Tem bons quadros no partido, além de Ana Paula. Ela, claro, seria a principal, até pelo legado”, conclui.

Veja Também