Lula nomeia novo ministro-chefe do GSI, general Amaro

Ele tem 65 anos e assume o cargo que Ricardo Cappelli ocupava como interino

Postado em: 04-05-2023 às 09h36
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula nomeia novo ministro-chefe do GSI, general Amaro
Ele tem 65 anos e assume o cargo que Ricardo Cappelli ocupava como interino (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou como ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) o general da reserva Marcos Antônio Amaro dos Santos. Ele tem 65 anos e assume o cargo que Ricardo Cappelli ocupava como interino.

Com a nomeação, que consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta (4), Cappelli retorna à função de secretário-executivo do Ministério da Justiça. Ele estava à frente do GSI interinamente desde 19 de abril, quando Gonçalves Dias saiu.

O general Gonçalves Dias pediu demissão do cargo após a divulgação de imagens que mostram a presença dele no Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro. O pedido foi feito após reunião com Lula e outros ministros, no Palácio do Planalto – ele ficou 3 meses e 18 dias no primeiro escalão, a primeira baixa de Lula.

Continua após a publicidade

Em relação a general Amaro, ele já era ventilado há dias. Ele foi secretário de Segurança Presidencial em 2010 na gesão de Dilma Rousseff (PT), ficando por cinco anos. O convite, contudo, ocorreu na quarta-feira (3) durante uma reunião no Planalto com o ministro da Defesa, José Múcio.

Caberá ao novo ministro, entre outras coisas, substituir os 87 servidores demitidos do GSI desde a divulgação das imagens. A maioria era militar.

Veja Também