Vanderlan assume PSD no próximo mês com bênção de Kassab, garante pessedista

Vilmar Rocha diz que chapa ainda não está definida, mas confirma que partido passará por reestruturação

Postado em: 08-05-2023 às 08h20
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vanderlan assume PSD no próximo mês com bênção de Kassab, garante pessedista
Vilmar Rocha diz que chapa ainda não está definida, mas confirma que partido passará por reestruturação. | Foto: Reprodução

O senador Vanderlan Cardoso (PSD), enfim, terá um partido para chamar de seu. Membros do PSD goiano informaram que o ex-deputado Vilmar Rocha (PSD), atual presidente da sigla, deixará o comando no término de seu mandato, no fim de maio. 

Desta vez, a mudança partiu da própria executiva nacional. O acordo teria sido feito com o presidente da legenda, Gilberto Kassab. “O mandato [de Vanderlan] pesou”, disse um pessedista ao Jornal O Hoje. 

Vilmar já está ciente, mas reforça que não há chapa definida. Inclusive, ele afirmou que não disputará uma nova eleição para permanecer no comando, pois haverá uma reestruturação do PSD em 13 Estados, incluindo Goiás. Ele revelou ter conversado com Kassab que se Vanderlan quiser assumir, tudo bem. 

Continua após a publicidade

“Meu mandato termina dia 31 de maio. Ainda estamos em discussão de como fazer a reestruturação. O senador Vanderlan, se tiver interesse, tudo bem. Mas ainda não sentamos para delinear essa reestruturação”, destaca. Questionado se permanecerá na diretoria, ele diz não saber e reforça que nada foi discutido neste sentido. “Ainda vamos estruturar a comissão provisória.”

Bastidores

De volta às fontes ouvidas pelo O Hoje, a avaliação é que as últimas eleições não foram boas para Rocha, mesmo tendo eleito um deputado federal, Ismael Alexandrino (PSD) – na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foram dois: Cairo Salim (PSD) e Wilde Cambão (PSD). 

Vilmar até disputou o Senado de forma improvisada – o ex-presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD), pulou fora na última hora –, mas segue sem mandato e sem aliados de peso, avaliam partidários. Vanderlan, por sua vez, tem mais quatro anos no Senado. Além disso, assumiu a segunda mais importante comissão daquela Casa, a de Assuntos Econômicos. 

O senador ainda tem o desejo de disputar a prefeitura de Goiânia em 2024, apesar de não admitir oficialmente. Com a presidência, ele garante vantagens estruturais. Nos bastidores, contudo, é tido como certo que ele estará na corrida.

E no Estado?

Um ponto que se levanta neste momento é: como fica o PSD no Estado? Vilmar Rocha se tornou um aliado de primeira hora do governador Ronaldo Caiado. Depois de meses, o gestor estadual finalmente abrigou o partido nas fileiras, com a indicação do ex-deputado estadual Francisco Júnior para a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). 

Vanderlan, contudo, é “persona non grata”. Disputou a prefeitura de Goiânia com o apoio de Caiado em 2020, mas dois anos depois apoiou Major Vitor Hugo (PL) para o governo de Goiás contra o atual gestor. Os desentendimentos começaram junto com os – até então – rumores de Daniel Vilela, presidente estadual do MDB, seria vice de Ronaldo. 

A partir dali houve o afastamento. Vanderlan, mesmo em partido da base, articulou pela candidatura de Vitor Hugo e também de Wilder Morais (PL), que se tornou senador por chapa adversária. Segundo Vilmar, contudo, Caiado deve manter Francisco, mesmo que Cardoso assuma. 

“Em relação ao Francisco Júnior não muda nada. A participação nossa no governo é o último ato da eleição de 2022, ela encerra eleição de 2022. Aquele pleito concluiu a nossa participação com a indicação de Francisco. 2024, 2026 é outra história, outras conversas e outros acertos”, explica. O senador Vanderlan Cardoso também foi procurado, mas não atendeu as ligações.

Veja Também