Wilder incentiva Professor Alcides a disputar em Aparecida

Aliados afirmam que o deputado mantém o discurso de apoio a Vilmar, mas que não descarta a corrida pelo Paço, caso o prefeito não se viabilize

Postado em: 13-05-2023 às 10h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Wilder incentiva Professor Alcides a disputar em Aparecida
Foto: Câmara dos Deputados

O senador Wilder Morais, presidente do PL em Goiás, é o principal incentivador para que o deputado federal Professor Alcides (PL) concorra à prefeitura de Aparecida de Goiânia. Aliados revelam ao Jornal O Hoje que o membro da Câmara Federal mantém o discurso de aliado do prefeito Vilmar Mariano, o Vilmarzin (Patriota), mas que deve repensar diante do que chamam de “inoperância” do gestor, que pode não se viabilizar. 

Segundo fontes consultadas pelo veículo de comunicação, o prefeito tem sido atacado de forma constante na Câmara Municipal pela oposição, sobretudo pelo presidente da Casa, André Fortaleza (MDB). Porém, a base não tem feito o contraponto. “Só aparecem nos momentos de benesse.”

Em relação a Wilder, o próprio senador já disse que deseja ter Alcides na disputa pelo município. “Em Aparecida, como em outras cidades, estamos conversando com todo mundo. Temos o Professor Alcides, que pode ser o nosso candidato. Ele está avaliando e vai liderar as conversas no município”, declarou ao Jornal Opção. 

Continua após a publicidade

Vale lembrar, o Professor selou a paz com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em março deste ano. E ele não é o único federal que se aproximou de Chefe do Executivo Estadual pelo PL. Daniel Agrobom também está próximo. 

Além disso, o próprio Wilder Morais, mesmo em outra chapa, nunca se tornou “persona non grata” do governo. Dito isto, pode haver um alinhamento do PL com Caiado para a disputa em Aparecida de Goiânia. Nesse cenário, Professor Alcides se beneficia, apesar de ter dito, à época, que manteria o apoio a Vilmar. 

O Jornal O Hoje tentou uma nova posição de Alcides. Contudo, não houve retorno até o fechamento.

MDB e PL

Ainda sobre Vilmar, o prefeito estaria de olho em um retorno ao MDB. A informação de bastidores, todavia, é que as portas estão abertas, mas o partido não será responsável por viabilizar o nome dele na disputa. “Ele é quem deve se viabilizar”, revela uma fonte. Ou seja, o partido não dá garantias.

Já sobre o PL, como disse Wilder, o partido deve lançar nomes nas principais cidades de Goiás. Em Aparecida de Goiânia, o favorito é o Professor Alcides. Já na capital, o nome mais cotado é do deputado federal bolsonarista Gustavo Gayer (PL) – que deve vir em chapa pura com o deputado estadual Eduardo Prado (PL). 

Já em Anápolis, o ex-deputado federal e ex-candidato ao governo, Major Vitor Hugo (PL). Outra possibilidade é o vereador Hélio Araújo, segundo suplente de Wilder no Senado e presidente municipal da legenda.

Aparecida de Goiânia

A concorrência em Aparecida de Goiânia deve ser grande no ano que vem. O presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (MDB), é pré-candidato assumido ao Paço municipal. Além dele, a corrida pelo Executivo aparecidense também pode ter o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos). O empresário tem domicílio eleitoral na cidade, além de trajetória de 30 anos de investimentos. O partido, conforme revelado a este veículo de comunicação, trabalha para lançar nomes no município, Goiânia e Anápolis. Nesta primeira, o parlamentar é o mais citado.

Há, ainda, o nome do Delegado Waldir Soares (União Brasil). Ex-deputado federal, ele também concorreu à Casa Alta do Congresso no ano passado. Em entrevista recente ao O Hoje, o ex-parlamentar afirmou que manterá diálogo com o governador Ronaldo Caiado, que é presidente estadual do União Brasil, sobre o tema. 

Outra possibilidade está entre o ex-vice-governador e ex-prefeito da cidade, Ademir Menezes ou filho dele, o ex-deputado estadual Max Menezes. Já pela esquerda, o vereador William Panda (PSB) trabalha para entrar na corrida. E, no meio de tudo isso, Vilmarzin é o candidato natural, mas busca se viabilizar.

Veja Também