O significado de Mendanha na Prefeitura de Goiânia

Ainda é incerto o campo em que Mendanha e Daniel Vilela devem trilhar, mas reservam boas feitorias ao governador Ronaldo Caiado

Postado em: 17-05-2023 às 08h00
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: O significado de Mendanha na Prefeitura de Goiânia
Ainda é incerto o campo em que Mendanha e Daniel Vilela devem trilhar, mas reservam boas feitorias ao governador Ronaldo Caiado. | Foto: Rodrigo Estrela

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, atualmente no Patriota de Jorcelino Braga, anda a passos largos rumo ao MDB de Daniel Vilela. O filho de Maguito é o presidente da sigla que tem um forte protagonismo no pleito em 2024, sobretudo se tiver Mendanha na cabeça de chapa à prefeitura em Goiânia. Na capital do Estado. 

Se ele for pelo MDB, no entanto, cria um mal-estar com uma hipotética vontade do União Brasil, de Ronaldo Caiado, de lançar alguém na disputa. Uma pergunta surgiu em uma roda de conversa de governistas – entre nomes do MDB e UB – na semana passada era justamente o que significava Mendanha no Paço para Caiado. 

Além de ter conseguido, no caso de Mendanha prefeito, de ter silenciado uma das vozes mais significativas da oposição, o ex-prefeito de Aparecida seria, com Daniel como um vice predominante, um político fiel à base do governismo, com chances de reproduzir na opinião pública a política do homem identificado ao agro e, como descobriu após a posse em 2019, às pessoas da cidade. 

Continua após a publicidade

Caiado ganharia muito além do que é possível dimensionar com Gustavo Mendanha na prefeitura de Goiânia. Apoiando o filho de Léo Mendanha, que pode vencer, entre outros, Rogério Cruz (Republicanos), Ronaldo Caiado se tornaria o primeiro governador a eleger um prefeito da Capital. 

Claro, a gente sabe que ex-governador, como Iris Rezende (MDB), conseguiu sair do Paço diretamente ao Palácio das Esmeraldas e, depois, fazer o caminho inverso. 

A corrida pelo Paço da capital pelo ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, contudo, depende de uma consulta à Justiça, uma vez que o entendimento atual é contrário ao “prefeito itinerante”. Ou seja, aquele que cumpriu dois mandatos em uma cidade e muda o domicílio eleitoral para um município vizinho para concorrer novamente. 

A tese de Mendanha, contudo, é que se desincompatibilizou em abril de 2022, muito antes do término da gestão, e que a disputa se daria em uma cidade maior. Mas por que só seria interessante voltar ao MDB nessas condições? Segundo aliados, apesar do entusiasmo pela possibilidade de concorrer à prefeitura de Goiânia, se possível, o foco de Gustavo é o pleito de 2026. Com a reaproximação com Daniel, a disputa pelo governo é praticamente descartada. Porém, existe a expectativa de uma composição em chapa majoritária – Senado ou, porque não, vice. É o que fontes têm dito ao Jornal O Hoje ultimamente, conforme reportagens dos repórteres Francisco Costa e Felipe Cardoso. 

Com isso, outro fator que garante benesses ao governador Ronaldo Caiado é que, a reaproximação de Gustavo Daniel Vilela (MDB) deve sepultar, de vez, a tentativa de oposição de Marconi Perillo (PSDB). 

O tucano, por mais que parte da elite política predominante insista que está sepultado politicamente, é um angariador de apoio. Por mais que esteja sem mandato por quase uma década, tem um network profundo com o setor econômico que, sem desconhecer o valor do tucano, sabe que pode contar com ele em uma possível administração no futuro. É o que defendem. 

Gustavo usou as redes sociais para confirmar o projeto de reaproximação com Vilela e, como tudo indica, do próprio governador Caiado, de quem Caiado foi diretamente opositor. “Estamos retomando nossa amizade antiga após um tempo dedicado a projetos opostos. Neste momento o que existe é a reconstrução do laço, as questões políticas serão definidas no momento oportuno, e eu conto pra vocês”, escreveu, nas redes, Gustavo Mendanha. 

Veja Também