Caldas Novas já tem seus pré-candidatos à prefeitura em 2024

Atual prefeito, Marra pode ter pela frente ex-gestor Evandro Magal, além de outros postulantes ao Paço

Postado em: 19-05-2023 às 08h20
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Caldas Novas já tem seus pré-candidatos à prefeitura em 2024
Atual prefeito, Marra pode ter pela frente ex-gestor Evandro Magal, além de outros postulantes ao Paço. | Foto: Reprodução

Caldas Novas já começa a esquentar – com o perdão do trocadilho com as águas quentes – o tabuleiro político para 2024. As informações foram colhidas com jornalistas políticos da cidade. 

Prefeito em primeiro mandato, Kleber Marra (MDB) já se coloca como pré-candidato natural à reeleição. Em 2020, o gestor foi eleito com 27.099 votos. O número representa quase 64% dos votos válidos. Ele superou o marido da deputada federal Madga Mofatto (sem partido), Flávio Canedo (sem partido), que teve 6.721 eleitores (15,82%).

Apesar de estarem em lados opostos naquele ano, aliados de Marra apostam que ele entrará na corrida com o apoio de Mofatto, que estará em um novo partido, em breve, muito provavelmente o Patriota ou Mais Brasil – se a fusão com o PTB já estiver concretizada. 

Continua após a publicidade

“A deputada federal Magda Mofatto já sinalizou mais de uma vez, em eventos públicos, que vai apoiar o nome do prefeito Kleber Marra à reeleição”, aposta uma fonte consultada. A aposta do atual prefeito são as obras iniciadas e andamento. 

Quem também pode disputar é o ex-prefeito Evandro Magal. Gestor da cidade por vários mandatos – 1997 a 2004 e 2013 2020, o político enfrenta alguns problemas judiciais, mas caso os supere, pode entrar forte na disputa. Por ter gerido a cidade, deve apostar no legado para garantir votos.

A situação de já ter cumprido mandato, contudo, pode gerar desgastes. Trata-se de um “problema” tanto dele quanto de Marra, claro. 

Outros nomes que também circulam nas conversas do município são do ex-presidente da câmara, Marinho Câmara (PDT) e o vereador Everton Jamal (Agir), que saiu recentemente da base do prefeito. 

Outro que pode retornar para nova tentativa de ocupar o paço é o Coronel Beleli (PL). Em 2020, o militar terminou em terceiro lugar, com 9,48% dos votos válidos – pouco mais de 4 mil eleitores.

Representante do bolsonarismo na cidade, ele ainda poderá apostar no conservadorismo e nos eleitores saudosos do ex-presidente para garantir apoio no pleito. 

Vale citar, o município de Caldas Novas tem mais de 93 mil habitantes. Em relação a eleitores, são mais de 65 mil. Segundo dados de 2020, o PIB per capita do município é de 27,3 mil. Além disso, a cidade recebe, em média, aproximadamente 100 turistas por feriado, o que movimenta a economia. 

TSE debate eleições 2024

Ainda em abril, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, tratou das eleições 2024. No dia 11 daquele mês, ele recebeu presidentes regionais eleitorais de todo o País.

Entre os assuntos em pauta, eles debateram a atualização do parque de urnas eletrônicas. Segundo Moraes, estão em produção 220 mil novas máquinas para as Eleições 2024, totalizando quase 470 mil novos equipamentos somados aos de 2022. 

Também foram tratados a obrigatoriedade da biometria no pleito do próximo ano e necessidade de ações para cadastramento completo do eleitorado; atos normativos do pleito; e devolução de servidores requisitados para aumentar o pessoal nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Um dos principais assuntos, entretanto, foi o combate à desinformação. Entre outras coisas, foi apontada a necessidade de mais divulgação do aplicativo Pardal, que recebe denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da campanha eleitoral.

Veja Também