Quinta-feira, 28 de março de 2024

Para Bia de Lima, agro ainda colhe frutos do primeiro governo Lula

Deputada criticou a queda de braço e disse que agronegócio setor só passou a ganhar dinheiro a partir da abertura de mercado costurada pelo petista

Postado em: 19-05-2023 às 07h40
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Para Bia de Lima, agro ainda colhe frutos do primeiro governo Lula
Deputada criticou a queda de braço e disse que agronegócio setor só passou a ganhar dinheiro a partir da abertura de mercado costurada pelo petista. | Foto: Sérgio Rocha/Alego

Em reportagem recente o jornal O Hoje mostrou o traumático relacionamento entre o governo encabeçado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e agronegócio. Acontece que enquanto grande parte dos produtores acreditam que inexiste interesse por parte do governo para sanar alguns problemas que ajudariam a fortalecer ainda mais a oferta da produção para o exterior, analistas também dividem a culpa com os próprios produtores, que não querem se sentar com a equipe de Lula para deixar tudo às claras.

A queda de braço entre o setor e o governista, porém, é vista como um equívoco por parte da deputada estadual Bia de Lima (PT). Em entrevista à reportagem ela rememorou que quando Lula assumiu a presidência pela primeira vez o setor estava extremamente endividado. 

“Não havia nenhum resguardo à lavoura, não tínhamos seguros, não tínhamos investimentos e os juros estavam altíssimos. Com a chegada do presidente houve a renegociação das dívidas, a organização do setor e todo mundo passou a ganhar dinheiro”, disse. 

Continua após a publicidade

Ela chamou atenção para a abertura para negociação com mercados internacionais, o que, segundo a petista, representou um boom na vida do agro. 

“Eles colhem os frutos até hoje. No entanto, como é um setor muito conservador, quando entrou o governo anterior [encabeçado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro], eles perderam dinheiro, perderam divisas; o setor pecuário e agronegócio nunca perderam tanto”. 

Ela diz que agora os insumos são caros e que os últimos anos figura entre os períodos em que o agro “mais gastou dinheiro”. “Por que não falam sobre isso? Me falem uma única coisa que esse governo fez em favor do agronegócio? Como podem o defender cegamente?“, questionou. 

Questionada sobre a criação da intitulada taxa do agro, a petista elogiou a tacada do governador Ronaldo Caiado (UB), de quem, inclusive, é adversária. “Acho que foi um acerto. Se eu estivesse lá [na Assembleia Legislativa] tinha votado favorável”. 

E acrescentou: “Vamos mostrar para o agronegócio de Jataí e do estado inteiro quem de fato faz a diferença para o setor. Não estou falando de gente que conversa fiado. Vamos melhorar a infraestrutura, que eles tanto reclamam que não tem capacidade de escoamento. Estamos trabalhando também para baratear os insumos, por duplicação de rodovias, trabalhando para construção de novos aeroportos, como em Jataí, por exemplo. Isso tudo trará um upgrade naquela região”. 

E completou: “Precisamos eliminar esse atraso e a mentalidade tacanha, restrita e rasa de algumas pessoas que atuam nesse setor. Quem tem que estar bem não são só eles, é o País como um todo. As visitas do presidente Lula à China trarão investimentos em todos os setores, inclusive na pecuária e no agro”. 

Por fim, Bia considerou que o retorno de Lula ao protagonismo político representa o retorno, também, dos investimentos em ciência e tecnologia. “O que ajuda significativamente o setor da agropecuária e tantos outros segmentos da economia brasileira”, pontuou. 

Veja Também