Bolsonaro acha difícil não ficar inelegível, diz colunista
Plano B do ex-presidente é apoiar Tarcísio de Freitas em 2026
Por: Francisco Costa

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acredita que ficará inelegível por conta de alguma das ações que responde no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação é de Guilherme Amado, do Metrópoles.
Segundo apurado pelo colunista, o ex-presidente comentou à pessoas próximas que é praticamente impossível não ficar inelegível. Ele já se prepara dizer que foi “perseguido” pelo ministro Alexandre de Moraes, se for condenado pela reunião que fez com embaixadores para atacar as urnas eletrônicas e desacreditar o sistema eleitoral, por exemplo.
Ele, contudo, não pretende atacar todo o Supremo Tribunal Federal (STF), pois pretende impetrar recursos na Corte para garantir seus direitos políticos. A perspectiva é conseguir reavê-los até 2026 para uma disputa presidencial ou para o Senado.
O plano B, caso não consiga recuperá-los, é trabalhar para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dispute a presidência. A expectativa é que ele consiga transferir votos para qualquer um que ele apoie.