Juiz da Lava-Jato que protestou em favor de Lula é afastado da 13ª Vara de Curitiba

Eduardo Appio terá 15 dias para apresentar defesa prévia, contados a partir da ciência da decisão do colegiado

Postado em: 23-05-2023 às 08h47
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Juiz da Lava-Jato que protestou em favor de Lula é afastado da 13ª Vara de Curitiba
Eduardo Appio terá 15 dias para apresentar defesa prévia, contados a partir da ciência da decisão do colegiado | Foto: Divulgação/Justiça Federal do Paraná

A Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) afastou por unanimidade o juiz Eduardo Appio, que assumiu no mês de fevereiro o comando da operação Lava-Jato. A decisão ocorreu nessa segunda-feira (22/5).

O TRF-4 levou em consideração um processo presente na Corregedoria Regional que investiga responsabilidade de Appio sobre um suposto caso de ameaça ao desembargador federal Marcelo Malucelli.

Ainda na segunda, Appio confirmou em entrevista à GloboNews que usava a senha “LUL2022” durante o decorrer da Lava-Jato para acessar o sistema da Justiça Federal (em referência a campanha de Lula em 2022), mas negou ser petista.

Continua após a publicidade

“A questão de alguns anos atrás, quando o presidente Lula ainda estava preso, a minha sigla de acesso ao sistema da Justiça Federal era LUL2022. Eu trabalhava com matéria previdenciária e foi um processo isolado, individual meu contra uma prisão que eu reputava ilegal”, disse o juiz.

Eduardo Appio terá 15 dias para apresentar defesa prévia, contados a partir da ciência da decisão do colegiado. Além disso, o juiz da Lava Lato deverá devolver à Corte o desktop, notebook e celular funcionais utilizados durante a sua atuação como magistrado.

Ameaças

Ex-juiz da Lava Jato e agora senador da República, Sergio Moro (União Brasil-PR) se manifestou nas redes sociais sobre o afastamento de Eduardo Appio.

“Nunca tinha ouvido falar, na história judiciária brasileira, de um caso no qual o juiz de um processo teria ligado ao filho de um desembargador, que revisava suas sentenças, fingindo ser uma terceira pessoa para colher dados pessoais e fazer ameaças veladas. Realmente…”, escreveu Moro em sua conta no Twitter.

Leia também: Esposa de Sérgio Moro dá cargo na Câmara para ex-diretora da Lava Jato

Veja Também