Quinta-feira, 28 de março de 2024

Governo decreta estado de emergência zoossanitária em todo o país

A decisão pretende combater o vírus, com duração de 180 dias, conforme o Diário Oficial da União

Postado em: 23-05-2023 às 10h51
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo decreta estado de emergência zoossanitária em todo o país
A decisão pretende combater o vírus, com duração de 180 dias, conforme o Diário Oficial da União | Foto: Divulgação/ iStock

O Ministério da Agricultura e Pecuária, através do ministro Carlos Fávaro, assinou uma portaria em que declara estado de emergência zoossanitária em todo território nacional. A decisão pretende combater a gripe aviária em aves silvestres, com duração de 180 dias, conforme o Diário Oficial da União, neste segunda-feira (22).

Até a publicação desta reportagem não foram identificados casos de humanos no país, mas a ocorrência em aves silvestres já foi registradas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Sendo sete no Espírito Santo, nos muncípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linahres e Itapemirim e um em São João da Barra, no Rio de Janeiro.

Com a decretação de estado de emergência, o governo tem mais instrumentos para atuar e conter a disseminação do vírus, além de autorizar o governo federal a repassar recursos e auxiliar estados com medidas de contenção. Através da decisão, o ministério permite a mobilização de recursos financeiros da União e a colaboração com outros ministérios, organização governamentais em todos os níveis e entidades não governamentais.

Continua após a publicidade

Leia também: Casos de gripe aviária no Brasil mantém alerta sobre Goiás

Veja Também