Crise na oposição beneficia PSDB em Goianésia

Partidos aliados de José Eliton em Goianésia se fortalecem em meio aos desgastes da administração emedebista

Postado em: 04-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Crise na oposição beneficia PSDB em Goianésia
Partidos aliados de José Eliton em Goianésia se fortalecem em meio aos desgastes da administração emedebista

Rafael Oliveira*

Continua após a publicidade

Lideranças da base aliada em Goianésia acreditam na vitória do trabalho do grupo que deseja a reeleição do governador José Eliton (PSDB) na região. O sucesso na eleição de outubro virá ancorado no legado da administração do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), a ser continuado pelo futuro governo, e na fragilidade da divisão política da oposição no município.

Três ex-prefeitos da cidade confirmam que a força da base é inquestionável em Goianésia, apesar de a administração municipal ser ocupada por Renato de Castro (MDB). “A divisão que acontece na nossa cidade é da oposição ao governo. A base está coesa e firme no apoio a pré-candidatura de José Eliton. A matemática da vida é a matemática da política, ainda mais considerando que, não só em Goianésia, mas em todo o estado, nosso grupo é muito mais forte”, diz o deputado estadual Hélio de Sousa (PSDB). 

Outro ex-prefeito, Jalles Fontoura (PSDB), atual presidente da Saneago, assinala que Marconi e José Eliton foram os governadores que mais fizeram obras na cidade. “Isso coroa um projeto de muitas coisas boas, pois a presença do governo sempre foi muito positiva”, analisa Fontoura. “Marconi sempre venceu as eleições aqui, e vamos trabalhar para que aconteça isso de novo. Será uma eleição muito disputada, mas a base tem uma expectativa muito grande, somos muito competitivos aqui em Goianésia”, ressaltou.

O empresário Otávio Lage Filho assinala que o “apoio ostensivo” ao candidato da base no município vem muito do trabalho do governo e pela “atenção especial” dada aos pleitos, o que gera um “reconhecimento e retribuição”. Para ele, o trabalho de continuidade de José Eliton tem “engrossado as fileiras” de apoio a ele. “Aquelas pessoas que estavam indecisas, querendo apoiar outro candidato estão cada vez mais prestigiando o José Eliton”, assegura.

Altamar Carrilho (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Goianésia, disse que os oito vereadores da base estadual (de um total de 16 no município) foram orientados sobre o trabalho a ser feito no projeto de reeleição do PSDB no Palácio das Esmeraldas. “Temos uma base muito bem montada pelos ex-prefeitos Otavinho e Jalles e pelo deputado Helio. E população sabe quanto o governo do estado tem contribuído com Goianésia. Vamos nos empenhar ao máximo para que tenhamos êxito na eleição”, afirmou.

As lideranças políticas da base em Goianésia querem que, na eleição deste ano, seja mantida a “tradição” de se abrir a série de comícios da campanha dos aliados pela cidade. “Goianésia sempre foi simbólica em apoio ao governo. Em 1998, eu era prefeito, e o primeiro comício foi aqui, e deu certo. E todas as outras foram assim, tá provado que dá sorte”, lembrou o deputado estadual Helio de Sousa, remetendo a primeira campanha de Marconi Perillo, no início do “Tempo Novo”. Otavinho Lage faz coro a essa ideia. “Temos que continuar a tradição. Vamos pedir ao José Eliton para Goianésia ter esta honra”, disse. 

“José Eliton valoriza seus aliados”, afirma Roberto Balestra

Decano da base aliada no Congresso Nacional, o deputado federal Roberto Balestra (PP) elogia a postura política do governador José Eliton com os companheiros da base aliada. Para o mais experiente deputado da bancada goiana, o governador tem demonstrado fidelidade aos seus apoiadores. 

“O governador tem atendido aos prefeitos, estimulado os companheiros na tarefa da administração municipal; tem atendido aos parlamentares dentro dos limites que o governo proporciona. Isso que é importante: não há privilégio para A, para B ou para C. Há um atendimento equânime do quais todos podem participar”, argumentou o deputado pepista.

Expectativas

Balestra disse que José Eliton sempre despertou expectativa quanto ao desempenho na posição de comando que assumiu. “Mas ele está executando a função com muita responsabilidade. Em suas primeiras atitudes demonstrou que tem capacidade e coragem, inclusive em atitudes políticas”, afirmou.

Dentre os atos políticos de Eliton, segundo Balestra, estaria a retirada de cargos na administração de políticos que abandonaram o projeto tucano de reeleição, sem citar nomes. “Para mim, ele sinalizou para a classe política sua posição”.

Roberto Balestra também pontuou ações administrativas do governo de José Eliton que estariam sendo vistas com muito bons olhos pela base e pela população goiana, como a implantação do Terceiro Turno da Saúde. “Isso trouxe uma alegria muito grande a população, que passou a ter mais oportunidade de atendimento. São atitudes como essas que vão mostrando que ele é um governador de fato e de direito”, arrematou.

Pesquisas

O deputado federal avaliou também as recentes pesquisas pré-eleitorais e diz que os índices conseguidos pelo governador devem mudar. “O jogo ainda não começou. Para começar, é preciso que haja a escalação do time. O time não é só o centroavante ou o goleiro, tem que estar completo”, pontuou.

Sobre o posicionamento do PP, Balestra disse que ainda não há definição de quem vai apoiar, mas afirma que o partido “está conversando com todos”, com o objetivo também de ter uma eleição proporcional forte. “Sem deputado federal e estadual, o partido não terá reconhecimento que precisa para fazer parte da administração estadual”. 

Veja Também