Quinta-feira, 28 de março de 2024

Câmara de Aparecida aprova isenção de taxas para construção de Distrito Agroindustrial

Polo vai abrigar novas indústrias em uma área de 2 milhões de metros quadrados

Postado em: 23-05-2023 às 17h35
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara de Aparecida aprova isenção de taxas para construção de Distrito Agroindustrial
Polo vai abrigar novas indústrias em uma área de 2 milhões de metros quadrados. | Foto: Secom

Os vereadores de Aparecida de Goiânia aprovaram, durante sessão extraordinária nesta terça-feira (23/5), o projeto de Lei Nº 052/2023, que concede isenção à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) das taxas necessárias para implantação e execução das obras do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), no município.

O projeto foi enviado em caráter de urgência para Câmara Municipal pelo prefeito Vilmar Mariano. Como consta no documento, um estudo de impacto financeiro realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda concluiu ser viável a isenção, uma vez que os investimentos na cidade trarão retornos ainda maiores à administração pública, além da empregabilidade e desenvolvimento econômico.

O Dianot terá área de 2 milhões de metros quadrados, sendo 1,1 milhão de metros quadrados divididos em 359 lotes para abrigar novas indústrias em Aparecida de Goiânia. O investimento na infraestrutura para construção do polo industrial será da ordem de R$ 130 milhões.

Continua após a publicidade

Na semana passada a Companhia iniciou a desativação e demolição do prédio da Colônia do Regime Semiaberto para implantar o novo distrito. Como firmado em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em abril deste ano, o local foi desocupado e a área incorporada ao patrimônio da Codego. Como contrapartida, a Companhia repassará à Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) o valor de R$ 2,8 milhões.

Ampliação

Com o Dianot, o município passará a contar com dois polos industriais administrados pelo Governo de Goiás, por meio da Codego. O Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia (Daiag), inaugurado em 1989 com aproximadamente 1,1 milhão de metros quadrados, localizado próximo à BR-153, também é gerido pela Companhia. Atualmente, estão instaladas no local mais de 30 indústrias dos segmentos de construção civil, principalmente artefatos de cimento, tintas e vidros temperados, além de alimentos, fertilizantes, dentre outros.

Veja Também