Quinta-feira, 28 de março de 2024

“Saio do MDB”, diz André Fortaleza que não descarta disputa em Aparecida

Embora aceite disputar prévias, presidente da Câmara de Aparecida deve ir às urnas contra Vilmar Mariano que deve disputar pelo MDB

Postado em: 26-05-2023 às 07h47
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: “Saio do MDB”, diz André Fortaleza que não descarta disputa em Aparecida
Embora aceite disputar prévias, presidente da Câmara de Aparecida deve ir às urnas contra Vilmar Mariano que deve disputar pelo MDB | Foto: Reprodução

Consolidado o retorno de Gustavo Mendanha ao MDB de Daniel Vilela, é certo o mesmo caminho do prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, à sigla. O impasse, no entanto, é que o presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza, também do MDB, é um adversário público de Vilmar no meio político local e, aborrecido, já se colocou à disposição do partido para ser candidato ano que vem. 

Com isso, Vilmar se torna, sob apoio de Gustavo e benção de Daniel, o candidato da legenda à reeleição. E como fica Fortaleza que destila críticas ao prefeito dia sim e outro também? 

Em entrevista ao jornal O Hoje, Fortaleza afirma que pretende disputar as prévias do partido, colocando-se à disposição. Caso o MDB, contudo, entenda que Vilmar seja o nome da disputa, ele deixará a sigla.  

Continua após a publicidade

“Vejo com naturalidade o prefeito Vilmar ir para o MDB pelo retorno do Gustavo. Vou me manter. Atualmente sou o único pré-candidato do partido em Aparecida. Se for preciso ir para a prévia eu irei. Caso contrário, deixo o partido”, afiançou ele.  

Personagem do novelesco antagonismo ao prefeito de Aparecida, André Fortaleza conta com o apoio incondicional de cinco vereadores – dos 25 da Casa. Ele, no entanto, garante um relacionamento de integridade com a maioria. “Os vereadores que me acompanham têm sido penalizados por estar ao meu lado. Isso acaba que os demais vereadores se abstenham”, garantiu. 

Perguntado pela reportagem sobre o motivo pelo qual não dá o braço a torcer e dialogar com Vilmar Mariano, ele é taxativo: “Meu principal entrave com Vilmar é a falta de diálogo e o jeito de ele gerir a cidade, com autoritarismo e falta de conhecimento dos fatos. Ele deixa a desejar, querendo impor todas as situações, como se o resto de Aparecida fosse subordinado a ele”. 

Fontes de Aparecida ouvidas durante esta semana garantem que o entrave entre o presidente da Câmara e o atual mandatário do Paço aparecidense é antigo, desde que eram colegas na Câmara. “Um mais cabeça dura do que outro”, comenta um vereador que esperava que Fortaleza deveria somar-se no projeto de reeleição, sendo vice de Vilmar. “Claro, isso é um absurdo para quem faz uma leitura do cenário em Aparecida. Soa ingênuo, mas, sabendo que Gustavo deve alçar voos cada vez mais arriba, fica difícil definir nomes mais apropriados aqui. Um precisa do outro”, comentou. 

Alguns vereadores, que não querem tomar partido, por enquanto, são expectadores dessa rixa entre os dois homens mais importantes da cidade. “Vai ser uma disputa interessante porque ambos têm afinidade com Mendanha que, com a ida para o MDB, pende para Vilmarzinho, que ganha um adversário sem papas na língua”, afirma outro. 

Enquanto Vilmar, pé ante pé, rumando para o MDB, Fortaleza já faz seus movimentos. “Estou visitando pré-candidatos. Falei com o Ademir Menezes, Glaustin da Fokus, com o PDT de George Morais. E estou conversando com o PSDB. A ideia é viabilizar a minha candidatura, com diálogo e parcerias que realmente venham ser contempladas.”

Sobre propor para atores políticos da cidade composição de chapa. Fortaleza diz que deve aguardar pesquisas. “Vamos nos basear em pesquisas sérias para buscar uma composição com alguém esteja melhor do que a mim e convencer de que sou viável.”

Veja Também