Caiado tem segundo mandato ‘mais aberto’ para a oposição

Enquanto parte das fontes consultadas pelo O HOJE atribui a situação a interesses governistas, outros enxergam a questão por um lado mais humano

Postado em: 26-05-2023 às 07h56
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado tem segundo mandato ‘mais aberto’ para a oposição
Enquanto parte das fontes consultadas pelo O HOJE atribui a situação a interesses governistas, outros enxergam a questão por outro lado | Foto: José Cruz/ABr

O governador Ronaldo Caiado (UB) tem se mostrado “outro” ao longo de seu segundo mandato. A avaliação é de alguns membros da oposição que veem no governador goiano uma figura, agora, mais aberta ao diálogo com os opositores. As justificativas são diversas. Enquanto parte das fontes consultadas pelo O HOJE atribui a situação a interesses governistas, outros enxergam a questão por um lado mais “humano”.

Na interpretação de algumas lideranças, o governador teria “mudado o trato” apenas com políticos ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT). Isso porque, avaliam, Caiado busca um bom relacionamento com o PT de olho nos incentivos e obras advindas do Governo Federal. 

Ele sabe, segundo as mesmas fontes, que ainda que não seja interessante se portar como um aliado ao governo Lula, precisa manter ao menos uma posição amigável com o governo. “A disputa ideológica termina com o resultado das urnas. A partir disso o relacionamento deve ser republicano, estadista. Assim, ganham ambos os lados, tanto Lula na administração do Brasil, quanto os governadores na administração dos seus respectivos estados”, avaliou um político ligado à gestão caiadista.

Continua após a publicidade

Um outro fator, que na interpretação de alguns nomes da política goiana pode ter contribuído para que Caiado se comporte de maneira mais amena em relação aos opositores, tem relação com a cirurgia ao qual foi submetido na reta final do ano passado. 

Isso teria contribuído para que Caiado enxergasse a vida e a política de maneira mais humana e passasse a tratar os adversários com mais empatia. A deputada Bia de Lima (PT), por exemplo, é uma das que sustenta essa tese. 

“O próprio pessoal próximo a ele tem dito isso. Eles falam que a mudança de comportamento tem relação com os procedimentos que ele passou. Nesses momentos vemos que a vida é mais tênue do que pensamos. Algo desse tipo deixa a pessoa mais humana”, disse ao O HOJE.

Caiado, vale lembrar, embarcou rumo a São Paulo em 4 de dezembro para fazer exames de rotina. Na ocasião foi constatado que seria necessário que ele fizesse uma revascularização do miocárdio, procedimento mais conhecido como ponte de safena. A cirurgia foi realizada dias depois, precisamente em 8 de dezembro daquele ano. 

Bia, no entanto, diz acreditar que pode haver, também, “algo mais” nessa história. “Outro fator seria a questão política mesmo. Ele está no seu segundo mandato e se existem projeções para o futuro, com certeza são projeções mais elevadas. Isso demandará muito mais do que as costuras partidárias que o reconduziram ao segundo mandato”. Caiado, vale lembrar, é cotado para disputar a presidência da República em 2026. 

Por outro lado, o deputado tucano Gustavo Sebba não enxerga o mesmo comportamento. Ele até reconhece que mudanças no trato com as lideranças petistas podem ter ocorrido nos últimos meses, mas em relação a si, não pode dizer o mesmo. 

“Não vejo facilidade de comunicação com a oposição. Acho que é uma atitude mais restrita ao PT. O governador não é bobo. Quem é o presidente da República? O Lula, do PT. Qual caminho ele tem senão por meio dos membros do partido? Ele quer recursos, quer ajuda dos ministérios, quer dinheiro do Governo Federal, então qual caminho ele irá fazer? Eu acho que é um gesto dele com o PT, não com a oposição ao governo. Eu não tenho dificuldade nenhuma em dialogar com o governador, mas não há nenhuma movimentação nesse sentido em relação a mim, por exemplo”, argumentou. 

Veja Também