Iris destaca ações pela preservação e respeito ao meio ambiente

Ao assinar o Pacto Global, ontem, prefeito defendeu que tema seja amplamente discutido por toda população e não só pelos governos

Postado em: 06-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris destaca ações pela preservação e respeito ao meio ambiente
Ao assinar o Pacto Global, ontem, prefeito defendeu que tema seja amplamente discutido por toda população e não só pelos governos

Lucas de Godoi* 


Continua após a publicidade

O prefeito Iris Rezende destacou nesta terça-feira a preocupação que sua gestão possui acerca do respeito ao Meio Ambiente e da qualidade de vida. Ao assinar Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, Iris lembrou que em suas administrações a área ambiental teve destaque na qualidade de vida da população. O acordo trata-se da maior aliança mundial entre prefeitos comprometidos no desenvolvimento de ações e iniciativas que minimizam os impactos das mudanças climáticas em suas cidades. 

“A questão do meio ambiente é uma preocupação de todos e o tema não deve ser tratado apenas por governos, mas da humanidade”, citou o prefeito ao lembrar que aos poucos o meio ambiente está se contaminando e que indiscutivelmente é preciso uma mudança de comportamento de todos.

Além da assinatura do Pacto Global, no evento também foi assinado pelo prefeito convênio entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) que vai ajudar no aprimoramento das ações relacionadas a políticas ambientais voltadas ao bem-estar da cidade, além do lançamento do projeto Somos Todos Responsáveis, que tem como objetivo a implantação do Fiscal Mirim de Meio Ambiente.

“Ao assinar esse pacto e com a presença da UFG e de outras instituições, como o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), a Prefeitura de Goiânia demonstra sua participação e comprometimento com o futuro da cidade. 


Prefeitura melhora casas de acolhimento  

A prefeitura de Goiânia deu posse ontem, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), a 20 membros (10 titulares e 10 suplentes) do Comitê Gestor Municipal Intersetorial da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Pop Rua). Depois da cerimônia, ocorreu a primeira reunião da equipe que acompanhará ações definidas pelo decreto assinado pelo prefeito Iris Rezende em abril deste ano.

Nos próximos dias, será inaugurada a Casa da Acolhida 2, no setor Leste Universitário. A Secretaria Municipal de Assistência Social também planeja melhorar a Casa da Acolhida de Campinas. “Juntos vamos fazer a diferença para essa população. Além da insalubridade, essas pessoas são expostas à violência e teremos muito trabalho para mudar essa realidade”, afirmou Robson.

O secretário de Direitos Humanos, Filemon Pereira, destaca os desafios do comitê na elaboração de estratégias para acolher a população em situação de rua. “O objetivo é ir na contramão do que está estabelecido, acolher essa população, que, por mais invisível que pareça, existe e precisa ser vista, entendida e acolhida. Temos que trabalhar muito para que possamos colher frutos. É o primeiro passo para que a situação avance, melhore efetivamente”, garante.

Segundo a representante da Superintendência de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplanh), a moradia é fundamental na promoção de cidadania, sendo “uma porta de saída a família que esteja em situação de rua”. A representante, que gerencia, dentre outras políticas, o Minha Casa Minha Vida, acredita que o “vínculo familiar passa por uma moradia digna e acessível”.

Para o membro do movimento nacional da população de rua, Reginaldo Aparecido, disse que a grande demanda hoje é a oferta de novas vagas de abrigos. “Com muita alegria que recebemos a informação de que a casa da acolhida 2 contemplará 50 pessoas”, concluiu. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também