De olho em 2024, Cruz contempla PDT que deve indicar secretário

Uma vez sanado o impasse com Câmara Municipal, chegou a hora de pensar para além dos vereadores

Postado em: 27-05-2023 às 08h45
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: De olho em 2024, Cruz contempla PDT que deve indicar secretário
Uma vez sanado o impasse com Câmara Municipal, chegou a hora de pensar para além dos vereadores | Foto: Divulgação/ Secom Goiânia

Nos últimos meses, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), tem se dedicado a aparar as arestas políticas com lideranças e partidos estratégicos. Rogério é candidato natural à reeleição no ano que vem e tem se dedicado a formar um time amplo que possa garantir a ele musculatura política para chegar forte na disputa. 

Aliados do prefeito relatam que de agora para frente a prefeitura viverá um novo momento. Isso quer dizer que mudanças virão. Com elas, a aposta é de que o prefeito alavanque. A segunda metade do mandato de Cruz, inegavelmente, revelou um outro prefeito. O que se vê desde então é um Rogério mais político e menos ingênuo. Isso tende, avaliam interlocutores próximos, a render frutos. 

De olho em uma participação política pujante em 2024, o prefeito coleciona, ao menos ao longo dos últimos meses, uma sequência de acertos do ponto de vista político. A começar pela pacificação com a Câmara Municipal de Goiânia. 

Continua após a publicidade

Rogério entendeu que a queda de braço com a Câmara não seria um bom negócio, especialmente para quem estima somar aliados para a disputa do ano que vem. Rapidamente, trabalhou para corrigir o descompasso e recentemente viu sua base ser ampliada na Casa, resgatando, inclusive, o presidente do Parlamento, Romário Policarpo (Patriota), que, por vezes, titubeou. Policarpo, vale lembrar, ora demonstrou estar ao lado do prefeito, depois entre seus opositores, e, agora, voltou a figurar entre os aliados. 

Conforme mostrado pela coluna Xadrez do O HOJE, a recente prestação de contas do prefeito na Casa saiu, inclusive, melhor do que o esperado. A expectativa de ‘climão’ hostil esperado pelos mais céticos entre vereadores e o gestor se revelou, na verdade, amena e civilizada. O próprio secretário de Governo, Jovair Arantes (Republicanos), deu o tom do encontro entre o prefeito e os vereadores dizendo que a base estava consolidada ou, em outras palavras, pacificada. 

Uma vez sanado o impasse com a Casa de Leis, agora chegou a hora de pensar para além dos vereadores. A tacada mais recente do prefeito passa por abrigar em sua gestão o partido dos deputados George e Flávia Morais: o PDT. O que representa um acerto aos olhos de parte significativa da política goianiense. 

Nos bastidores, o comentário é de que o partido indicará, nos próximos dias, alguém para a Secretaria de Governo, Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) ou Educação. Uma reunião com as lideranças está prevista para a próxima semana. O acerto deve partir desse encontro. 

Sinais de proximidade também são percebidos em relação ao PP, de Alexandre Baldy. O prefeito, inclusive, tinha agenda com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), na última semana. Interlocutores justificaram ao O HOJE que a reunião não saiu do papel por um “descompasso” nas agendas e acrescentou que a expectativa é de que a reunião ocorra, também, na semana que vem. 

O próximo — e mais importante — passo, avaliam figuras próximas ao prefeito, será fazer o caminho de volta à sala do governador Ronaldo Caiado (UB). Informações de bastidores sugerem que Rogério tem trabalhado visceralmente para conquistar o apoio do gestor na corrida. A briga, no entanto, tende a ser intensa. Acontece que além de Rogério, os nomes de Ana Paula Rezende, Gustavo Mendanha e até Bruno Peixoto figuram na lista dos possíveis abençoados pelo governo goiano.

Veja Também