Lula diz que reunião com Maduro é um ‘momento histórico’

A última visita do líder venezuelano foi na posse da presidente Dilma Rousseff, em 2015

Postado em: 29-05-2023 às 13h47
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula diz que reunião com Maduro é um ‘momento histórico’
A última visita do líder venezuelano foi na posse da presidente Dilma Rousseff, em 2015. | Foto: Marcelo Camargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou a visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, como um “momento histórico”. Maduro chegou ao Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira (29/5). A última visita do líder venezuelano foi na posse da presidente Dilma Rousseff, em 2015.

“É um prazer te receber aqui outra vez. É difícil conceber que tenham passado tantos anos sem que mantivessem diálogos com a autoridade de um país amazônico e vizinho, com quem compartilhamos uma extensa fronteira de 2.200 km”, disse Lula.

“Penso que esse novo tempo que estamos marcando agora não vai superar todos os obstáculos que você tem sofrido ao longo desses anos. Briguei muito com companheiros social-democratas europeus, com governos, com pessoas dos Estados Unidos. Achava a coisa mais absurda do mundo, para as pessoas que defendem democracia, negarem que você era presidente da Venezuela, tendo sido eleito pelo povo. E o cidadão que foi eleito para ser deputado ser reconhecido como presidente”, continuou.

Continua após a publicidade

“O preconceito continua, ainda. O preconceito contra a Venezuela é muito grande. Quantas críticas a gente sofreu aqui durante a campanha por ser amigo da Venezuela. Havia discursos e mais discursos, os adversários diziam ‘Se o Lula ganhar as eleições, o Brasil vai virar uma Venezuela, uma Argentina, uma Cuba’, quando o nosso sonho era que o Brasil fosse o Brasil mesmo, melhor”, completou.

O encontro entre Lula e Maduro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os dois mandatários devem avançar no processo de “normalização das relações bilaterais”. Entre os temas em pauta está a reabertura das respectivas embaixadas e de setores consulares.

“Será ocasião, também, para que os presidentes conversem a respeito dos processos de diálogo interno na Venezuela, com vistas à realização das eleições de 2024”, informou o Itamaraty.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também