Agora na base, grupo vanguardista ganha novo integrante na Câmara

Time foi reforçado com a chegada do vereador Lucas Kitão que reitera que “ingresso à base será tratado em um segundo momento”

Postado em: 01-06-2023 às 07h57
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Agora na base, grupo vanguardista ganha novo integrante na Câmara
Time foi reforçado com a chegada do vereador Lucas Kitão que reitera que “ingresso à base será tratado em um segundo momento” | Foto: Divulgação

O vereador Lucas Kitão (PSD) agora faz parte do grupo vanguardista da Câmara Municipal de Goiânia. O anúncio do seu ingresso ao bloco ocorreu na manhã da última quarta-feira, 31, durante a sessão plenária da Casa. Com a chegada de Kitão, o bloco volta ao número de sua formação original, ou seja, com cinco parlamentares que devem trabalhar em conjunto pelo atendimento das demandas junto ao Paço Municipal. 

O acerto foi firmado entre o pessedista e os quatro membros do bloco na última terça (30). Kitão se reuniu com Igor Franco (Solidariedade), Paulo Magalhães (União Brasil), Gabriela Rodart (PTB) e Weltom Lemos (Podemos) para tratar sobre o assunto. 

Segundo o vereador, sua chegada ao grupo diz respeito a uma “questão legislativa” e fortalece o time formado pelos quatro vereadores. Além disso, ele reforça que se trata de uma sinalização de que ele “pode” ingressar na base do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). 

Continua após a publicidade

“Nosso ingresso ao bloco fortalece tanto o nosso trabalho na Câmara que também pode se materializar num ingresso à base. Nesse primeiro momento, se trata da entrada num bloco Legislativo, apoio à base é uma questão que será tratada em um segundo momento”, pontua o vereador.

A declaração do parlamentar, no entanto, vai na contramão das informações repassadas à reportagem do O HOJE pelo idealizador e líder do bloco na Casa, vereador Igor Franco. O parlamentar afirmou sem titubear que “os cinco são base”. 

“O prefeito atendeu todas as demandas e reivindicações. Estamos resolvendo os problemas dos setores de cada uma das nossas lideranças. Já foram autorizadas obras, já houve o cumprimento de emendas, tivemos demandas do gabinete destravadas, enfim, todos estão contemplados e fazem parte, agora, da base do prefeito Rogério Cruz na Casa, inclusive o Kitão”, destacou. 

Segundo Igor, a chegada do parlamentar fortalece ainda mais o time para que “em bloco”, os vereadores consigam resolver os problemas da cidade. A vice-líder do bloco, Gabriela Rodart, também comemorou a chegada do colega. Segundo ela, a participação do pessedista é vista com alegria. “Vamos trabalhar muito por Goiânia, tenho certeza de que vamos caminhar juntos para melhorar a vida das pessoas”, acrescentou.

Conforme mostrado pela reportagem do O HOJE, desde dezembro do ano passado um dos objetivos da prefeitura de Goiânia era atrair para sua base o grupo de vereadores. 

O desejo dos vereadores, que desde então agem de maneira conjunta, era encontrar um rumo a partir do retorno das atividades legislativas, em fevereiro deste ano. A decisão entre base e oposição, no entanto, foi acertada tardiamente. A princípio, o grupo figurava como frente oposicionista. Depois, precisamente com a chegada de Jovair Arantes ao comando da Secretaria de Governo (Segov), seus membros adotaram um discurso de “vereadores independentes”. Agora, figuram, sem qualquer discrição, como base. 

Apesar do desejo de outros parlamentares em chegarem ao grupo, Franco acredita que cinco seja o número ideal de componentes. “Temos cinco pessoas alinhadas e comprometidas com as decisões conjuntas que tomaremos daqui para frente. Creio que esse seja o número ideal. Não descartamos a possibilidade de novos integrantes, mas pela experiência que tenho, acredito que ficaremos realmente só com esses cinco vereadores. O que vejo como ideal e suficiente”.

Veja Também