Lula diz que se Lira pedir ministério o governo “avalia”

O presidente lembrou que o PP, legenda de Lira, é oposição

Postado em: 01-06-2023 às 16h59
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula diz que se Lira pedir ministério o governo “avalia”
O presidente lembrou que o PP, legenda de Lira, é oposição. | Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (1º/6), que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não pediu ministérios em troca de apoio ao governo. O presidente lembrou que o PP, legenda de Lira, é oposição, mas deixou a porta entreaberta para futuras negociações.

“Não pediu nem poderia pedir, porque o PP é um partido de oposição, [que] tem gente que vota com a gente”, disse. “O PP já teve ministro em governos do PT. O PP teve dois ministérios no governo da Dilma. Não é problema”, continuou Lula. “Se ele pedir, a gente vai avaliar, mas até agora eu nunca ouvi o Lira pedir ministro”, completou o presidente.

Fontes do PT, no entanto, afirmaram ao portal Metrópoles que Lira estipulou condições para se aproximar do governo e não colocar em dúvida a aprovação de pautas importantes. O presidente da Câmara teria exigido indicar aliados para o Ministério da Saúde além de três outras pastas, que hoje estão ocupadas por indicados do União Brasil: Comunicações, Turismo e Integração Nacional.

Continua após a publicidade

Lula também negou estar planejando uma reforma ministérial após dificuldades em articulações políticas. “Não está na minha cabeça fazer reforma, a não ser que aconteça uma catástrofe que eu tenha de mudar. Mas, por enquanto, o time está jogando melhor do que o Corinthians”, comparou.

Veja Também