Ministros do STF elogiam indicação de Zanin para a Corte

Nome do advogado foi confirmado nesta quinta pelo presidente Lula

Postado em: 01-06-2023 às 17h53
Por: Agência Brasil
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministros do STF elogiam indicação de Zanin para a Corte
Nome do advogado foi confirmado nesta quinta pelo presidente Lula. | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elogiaram, nesta quinta-feira (1°), a indicação do advogado Cristiano Zanin para uma cadeira na Corte. Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que vai indicar Zanin para a vaga que foi aberta pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

Ao chegar para participar da sessão desta tarde, o ministro Gilmar Mendes disse que a indicação de Zanin é “positiva”. “É uma pessoa qualificada que vai integrar o Supremo Tribunal”, comentou.

Os ministros Luiz Fux e Nunes Marques consideraram “ótima” a indicação. André Mendonça desejou sucesso a Zanin na sabatina do Senado. “É uma prerrogativa do presidente da República, e cabe ao Senado avaliar”, afirmou.

Continua após a publicidade

Para tomar posse como ministro do STF, Cristiano Zanin precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter nome aprovado em votação no plenário da Casa.

Zanin tem 47 anos e formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

Antes da indicação, ele atuou como defensor de Lula em processos da Operação Lava Jato.

Veja Também