Presidente do STF critica falta de mulheres na corte durante indicação de advogado de Lula

Caso aprovado, Zanin assumirá a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski

Postado em: 01-06-2023 às 21h07
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Presidente do STF critica falta de mulheres na corte durante indicação de advogado de Lula
Atualmente, dos 10 ministros que compõem o STF, apenas Rosa Weber e Cármen Lúcia são mulheres. (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, fez duras críticas à ausência de mulheres na corte durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (1º). O encontro ocorreu no Supremo e contou com a presença do presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, que está em visita oficial ao Brasil.

Durante a reunião, Rosa Weber questionou o presidente finlandês sobre a representação feminina no Judiciário do país nórdico. Ela ressaltou que é a única magistrada de carreira no STF, tendo assumido o cargo em 2007, e afirmou que a presença de mulheres nos tribunais superiores é infima. A ministra destacou que, embora haja um número expressivo de mulheres na base da magistratura e na Justiça de primeira instância no Brasil, esse número diminui consideravelmente nas instâncias intermediárias e é mínimo nos tribunais superiores.

Atualmente, dos 10 ministros que compõem o STF, apenas Rosa Weber e Cármen Lúcia são mulheres. Além delas, apenas Ellen Gracie, mencionada pela ministra durante a reunião, já integrou a corte.

Continua após a publicidade

Até o momento da reunião com o presidente finlandês, Rosa Weber não havia se manifestado sobre a indicação do advogado Cristiano Zanin, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar uma vaga no STF. No entanto, mais cedo, durante anúncio oficial, Lula elogiou as qualidades de Zanin como advogado e afirmou que ele se tornará um excelente ministro caso seja aprovado pelo Senado. “Eu acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin não só pelo papel que teve na minha defesa, mas simplesmente porque acho que Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte desse país”, disse.

“Conheço as qualidades como advogado, conheço as qualidades dele como chefe de família e conheço a formação dele. Ele será um excepcional ministro do STF se aprovado pelo Senado e acredito que será e acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte’, concluiu.

Cristiano Zanin, tornou-se advogado de Lula em 2013 e ganhou destaque por sua atuação na defesa do ex-presidente nos processos relacionados à Operação Lava Jato. Caso aprovado, Zanin assumirá a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que antecipou sua aposentadoria para abril, após atingir a idade limite para atuar na corte em maio.

Desde a redemocratização do Brasil, há quase 40 anos, apenas quatro mulheres ocuparam cargos na cúpula da República, em contraste com 66 homens. Essa proporção desigual também se estende ao Legislativo, que nunca teve uma mulher como presidente da Câmara dos Deputados ou do Senado. Todos os ocupantes desses cargos, ao longo do período mencionado, foram homens.

Veja Também