Bessa deixa Educação, mas não faz caminho de volta à Câmara

Auxiliar da gestão Cruz foi nomeado para o comando da Secretaria de Administração um dia depois de deixar SME

Postado em: 02-06-2023 às 07h39
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Bessa deixa Educação, mas não faz caminho de volta à Câmara
Mudanças fazem parte de um processo de acomodação das legendas de olho nas eleições de 2024 | Foto: Divulgação/ Prefeitura de Goiânia

O ex-secretário municipal de Educação e vereador licenciado por Goiânia, Wellington Bessa (PP), todos sabem, deixou o comando da Secretaria Municipal de Educação (SME). Isso não significa, no entanto, que o auxiliar da administração Cruz fará o caminho de volta à Câmara Municipal de Goiânia. Pelo contrário, Bessa foi nomeado, agora, para o comando da Administração goianiense. 

O dirigente ocupará a cadeira deixada pelo presidente do Solidariedade, Denes Pereira. As mudanças, como já mostrado pelo O HOJE, têm como pano de fundo os recentes acertos do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que trabalha de olho nas eleições de 2024. Candidato natural que é, Rogério tem buscado viabilizar seu nome na disputa do ano que vem. Para isso, o prefeito tem costurado o apoio de lideranças ligadas a partidos estratégicos. 

A saída de Bessa do comando da Educação deu espaço à indicação do PP, de Alexandre Baldy. O prefeito anunciou na última quarta (31) o nome de Rodrigo Caldas para o posto. A divulgação do novo secretário foi feita pelas redes sociais do prefeito. Na gravação, Cruz aparece ao lado de Caldas e do presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy.

Continua após a publicidade

“Com Rodrigo Caldas, vamos continuar o trabalho que visa sempre a excelência da educação municipal. Nos últimos dois anos, avançamos muito sob a liderança do professor Welligton Bessa, a quem agradeço de maneira especial. Conheço o trabalho realizado por Rodrigo em diferentes secretarias na prefeitura de Aparecida de Goiânia e confio em uma continuidade de gestão produtiva à frente da Secretaria de Educação de Goiânia”, disse Cruz. 

Caldas, vale lembrar, foi secretário de Desenvolvimento Urbano em Aparecida de Goiânia, na gestão de Maguito Vilela. 

Conforme já mostrado pelo O HOJE, uma das principais preocupações do prefeito nos últimos meses tem sido aparar as arestas com forças políticas de oposição. Superado o impasse com a Câmara, agora chegou a hora de pensar para além dos vereadores. 

A tacada da vez passa justamente por abrigar em sua gestão novos partidos. Além do PP, o prefeito acertou recentemente com o partido dos deputados George e Flávia Morais: o PDT. É esperado que o partido, assim como o Progressistas, indique um nome para cargo do alto escalão da gestão Cruz nos próximos dias. 

Nos bastidores, o comentário é que depois de acertar o espaço de cada legenda, o prefeito voltará ao governador Ronaldo Caiado em busca de sua benção para o projeto de reeleição.

A reportagem, vale lembrar, mostrou, em março, que um aliado do prefeito afirmou que o governador apoiaria Rogério em 2024 se o prefeito conseguisse se viabilizar. De acordo com a fonte, que pediu para não ser indicada, o chefe do Executivo estadual condicionou a parceria unicamente a esse fator. “Só não apoio se não viabilizar”, teria dito, conforme o interlocutor, o governador goiano.

Veja Também