Temer é o mais rejeitado da história com 82% de reprovação

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que brasileiros não confiam no presidente, contra 70% da pesquisa anterior

Postado em: 11-06-2018 às 08h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Temer é o mais rejeitado da história com 82% de reprovação
Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que brasileiros não confiam no presidente, contra 70% da pesquisa anterior

O presidente Michel Temer tem divulgado pontos positivos de seu governo, como a recuperação da economia e a geração de empregos. Mas aos olhos dos brasileiros, a gestão do emedebista está longe de ser satisfatória. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo, 82% da população reprovam a administração de Temer. Na outra ponta, só 3% consideram a gestão do presidente positiva, enquanto 14% dizem que é regular.

Comparado com o último levantamento do Instituto, a rejeição teve crescimento de 12 pontos percentuais – em abril a reprovação era de 70%. Com isso, Temer bateu seu próprio recorde de rejeição e de todos os ex-presidentes desde a redemocratização do país. 

Continua após a publicidade

A pesquisa Datafolha aponta ainda que a impopularidade do presidente cresceu em todas as regiões do pais e em todas as faixas de renda e escolaridade. A maior rejeição está no Nordeste, com 87%. No Sul e Sudeste o índice é de 80%. Especialistas avaliam que o aumento da rejeição é reflexo de fatos como a greve dos caminhoneiros e a lenta retomada da economia, ao contrário do que prega o presidente.

Instituições

A pesquisa Datafolha mostra que as Forças Armadas é a instituição em que a população mais confia, com 37% – mesmo assim significa queda em relação ao levantamento anterior, que era de 43%. Segundo os dados, 41% confiam só um pouco e 20% não confiam nada.

Órgãos e instituições com funções políticas registram os menores índices de confiança dos brasileiros. Pela ordem, os partidos políticos, o Congresso e a Presidência apresentaram os menores índices de confiança da população: 68%, 67% e 64%, respectivamente.

O Supremo Tribunal Federal tem a confiança total de 14% dos entrevistados, enquanto 43% confiam pouco, e 39% nada confiam.

A pesquisa Datafolha entrevistou 2.824 eleitores, na quarta e na quinta-feira da semana passada em todo o País. 

Veja Também