Rosa Weber faz inspeção no Sistema Prisional de Goiás
Weber visitou o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
Por: Luan Monteiro

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, realiza, nesta sexta-feira (2/6), uma inspeção no sistema prisional de Goiás junto à representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Weber visitou o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
Após a visita, a ministra participou de um almoço com o governador Ronaldo Caiado (UB), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. A principal pauta do encontro foi a segurança pública em Goiás.
Além da inspeção ao Complexo de Aparecida, a ministra deve participar de outra inspeção ainda nesta sexta-feira. Ela também tem agenda no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO).
A avaliação feita pelo CNJ busca detectar possíveis falhas e funcionamento “inconsistente das instâncias de fiscalização”. Além de maus-tratos e torturas supostamente ocorridas no sistema prisional do Estado.
As equipe dos Conselho estão em campo desde a segunda-feira (29/5) para inspeções em unidades de Goiás. Até o fim desta sexta-feira, 19 dos 94 presídios de Goiás terão recebido visitas de juristas e servidores. A força-tarefa reúne 58 pessoas e definiu os destinos seguindo três critérios:
- a menção em 42 denúncias que chegaram ao CNJ durante os últimos dois anos
- a taxa de ocupação das unidades penais e a performance do sistema de justiça
- acesso à defesa pública