Assim como Mendanha, ex-prefeito de cidade no Piauí fará consulta para disputar

Joel Rodrigues fará consulta à Justiça Eleitoral para concorrer à prefeitura de Teresina

Postado em: 05-06-2023 às 07h49
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Assim como Mendanha, ex-prefeito de cidade no Piauí fará consulta para disputar
Joel Rodrigues fará consulta à Justiça Eleitoral para concorrer à prefeitura de Teresina | Foto: Reprodução

Joel Rodrigues, ex-prefeito de Floriano (PI), vive uma situação parecida com a do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Ele se desincompatibilizou em abril de 2022 para concorrer ao Senado (Mendanha ao governo), não sendo eleito. Contudo, apesar de ter cumprido dois mandatos no Executivo municipal, pretende concorrer em Teresina, capital do Piauí. 

Mendanha fará uma consulta jurídica para saber se pode disputar a prefeitura de Goiânia em 2024, uma vez que o “prefeito itinerante” – terceiro mandato ao transferir o domicílio eleitoral para cidade vizinha – vedado pela lei. A tese do ex-prefeito de Aparecida é que a capital é um município maior e que a desincompatibilização ocorreu em abril de 2022, muito longe do término do mandato. 

O caso de Joel é quase o mesmo. Floriano não vizinha de Teresina. A cidade fica a 240 km de capital. Ele, contudo, também pretende fazer uma consulta pública. Ao Jornal O Hoje, ele disse que já conservou com os advogados. A tese é basicamente igual a de Mendanha. 

Continua após a publicidade

“Não nos enquadramos no prefeito itinerante. Saímos de cidades menores para maior”, compara também ao caso do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. “A lei fala de maior para o menor”, garante. 

Outro ponto em comum que ele faz questão de ressaltar é que ambos tiveram menos de 1 ano e meio de segundo mandato. “Renunciamos no começo.” De fato, a desincompatibilização ocorre seis meses antes do páreo. Tanto Joel quanto Mendanha abriram mão das respectivas prefeituras para tentar cargos majoritários (Senado e governo).

“Então, a parte jurídica garante que, no ato do registro da candidatura, faz a defesa”, diz otimista. Apesar disso, o ex-prefeito de Floriano não pretende “dar tiro no escuro”. Joel afirma, como Mendanha, que fará a consulta à Justiça Eleitoral. “Tentaremos ter logo uma posição. Faremos uma consulta e vamos esperar o resultado, mesmo com a parte jurídica nos dizendo que consegue o deferimento no registro.”

Questionado se a expectativa junto ao Judiciário é positiva, ele se esquiva. O ex-gestor municipal prefere dizer que e preciso esperar. “Ainda estamos reunindo [o material para a tese]. Mas esperamos para o segundo semestre um parecer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vamos organizar para fazer a consulta.” 

Mais uma vez, todavia, ele dá sinais de otimismo. Ele explica que existe a possibilidade de disputa de uma cidade menor para um município maior, pois a lei visa impedir que a máquina seja utiliza para influenciar. “Ora, não se usa a estrutura de uma maior para influenciar uma maior. Além disso, a renúncia ocorreu antes do meio do mandato.”

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia também deve fazer a consulta no segundo semestre. O plano de Gustavo, que deve retornar ao MDB, é disputar 2026 na chapa majoritária do hoje vice-governador, Daniel Vilela – seja vice ou senador. Entretanto, ele não descarta entrar no páreo pela prefeitura da capital, caso seja possível. 

Mendanha, vale citar, aderiu a base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no último mês. Em 2022, ele concorreu ao governo, mas terminou em segundo lugar. Agora, ele espera contar com o apoio do gestor estadual – seja em 2024 ou 2026.

Mais sobre Joel

Joel Rodrigues, 53 anos, nasceu em Floriano e foi três vezes vereador do município. Prefeito, ele foi por quatro mandatos. Em 2022 ele tentou voos mais altos e se desincompatibilizou para disputar o Senado. Ele foi derrotado por Wellington Dias (PT), que teve 51,3% dos votos contra 47,7% do ex-prefeito. Naquele momento, ele parabenizou o adversário. 

“Então, o que me resta é agradecer, dizer que estou muito feliz, eu não me omiti, tive a coragem de sair de uma prefeitura e me colocar à disposição dos piauienses. Gratidão a cada um que acreditou, que entendeu a nossa mensagem, que queria a mudança. Eu tenho que respeitar a decisão e parabenizar o ex-governador Wellington.”

Veja Também