Quinta-feira, 28 de março de 2024

Caiado reafirma responsabilidade sustentável na Semana do Meio Ambiente

Tema da edição é “Crescendo com Sustentabilidade”. Evento conta com palestras de especialistas com foco no desenvolvimento e a harmonia com a natureza

Postado em: 05-06-2023 às 14h23
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado reafirma responsabilidade sustentável na Semana do Meio Ambiente
Tema da edição é “Crescendo com Sustentabilidade”. Evento conta com palestras de especialistas com foco no desenvolvimento e a harmonia com a natureza. | Foto: Secom

O governador Ronaldo Caiado (UB) destacou a busca pelo crescimento de forma responsável e com respeito à natureza durante a abertura da Semana do Meio Ambiente 2023, realizada nesta segunda-feira (5/6), no Auditório Mauro Borges, do Centro Administrativo Pedro Ludovico Teixeira. “Promover o desenvolvimento sustentável é nossa responsabilidade, e é isso que temos feito nos últimos anos”, disse o chefe do Executivo.

O evento, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), tem como tema “Crescimento com Sustentabilidade”. Entre os temas abordados estão a aplicação do conceito de sustentabilidade na cadeia produtiva da carne e a gestão de resíduos sólidos. A ação também vai levar estudantes da rede pública a sete parques estaduais, onde serão promovidas ações de educação ambiental. A Semana do Meio Ambiente também premiará servidores públicos que se destacaram no setor. 

Para a secretária estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, Goiás se tornou exemplo para o Brasil. “Tem uma agenda da sustentabilidade como estratégia. Aqui o antigo dilema entre agenda ambiental e desenvolvimento socioeconômico não existe mais. Em Goiás, meio ambiente e desenvolvimento andam de mãos dadas”, comemorou.

Continua após a publicidade

Ao lembrar da importância do agronegócio para a economia do Estado, Caiado destacou que Goiás tem “a agricultura que sabe ser a mais produtiva do Brasil por hectare, com tecnologia de ponta”. O gestor afirmou que o desenvolvimento em todas as áreas faz com que Goiás tenha credibilidade e se posicione em todo centro de debate sobre o assunto. O chefe do Executivo falou sobre a desburocratização do processo de licenciamento ambiental com a criação do sistema Ipê, lançado em 2020.

Para Andréa Vulcanis, Goiás se preparou para proteger sua economia, frente aos enormes desafios ambientais impostos pela agenda internacional. “Estamos prontos para, com muito orgulho, mostrar ao mundo que em Goiás o agronegócio é verde, como em todos os outros setores econômicos que aqui se desenvolvem”, destacou a secretária. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Bruno Peixoto, ressaltou as medidas adotadas no Estado durante a pandemia da Covid-19. Bruno afirmou que o sistema Ipê foi primordial para dar segmento do agronegócio em Goiás. “Com ele conseguimos emitir as licenças necessárias, inclusive para garantir a exportação e fomentar a economia. Esse sistema é um exemplo para o país”, destacou o parlamentar. 

Reconhecimento

Andréa Vulcanis também comemorou o fato de que o programa Juntos pelo Araguaia está sendo apresentado neste Dia Mundial do Meio Ambiente na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), em Bonn, na Alemanha. De acordo com a auxiliar, o projeto é o “maior programa de recuperação ambiental do mundo”. O Juntos pelo Araguaia visa recuperar os 2,6 mil quilômetros de extensão do Rio Araguaia, que passa pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. O programa já investiu R$ 43 milhões em ações de reflorestamento e preservação do meio ambiente.

Veja Também