Deputado protocola pedido de impeachment de Lula nesta terça

Parlamentar alega no documento supostos crimes de responsabilidade que envolvem Nicolás Maduro e Cristiano Zanin

Postado em: 06-06-2023 às 10h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputado protocola pedido de impeachment de Lula nesta terça
Parlamentar alega no documento supostos crimes de responsabilidade que envolvem Nicolás Maduro e Cristiano Zanin (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O deputado federal Sanderson (PL-RS) irá protocolar, nesta terça-feira (6), um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar alega no documento supostos crimes de responsabilidade que envolvem Nicolás Maduro e Cristiano Zanin.

No primeiro, ele diz que Lula quebrou tratados internacionais ao convidar e receber Maduro com honras de chefe de Estado. Segundo ele, trata-se de um ditador venezuelano, acusado de narcoterrorismo nos Estados Unidos.

Ainda segundo ele, a recepção ao venezuelano atenta contra a segurança interna do País, pois o mesmo é acusado pela ONU de crimes contra a humanidade.

Continua após a publicidade

Também no pedido, Sanderson diz que a indicação de Cristiano Zanin ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) viola o princípio da impessoalidade e da moralidade. Isto, porque Zanin foi advogado de Lula em processos da Operação Lava Jato.

O aceite do pedido depende do presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL).

Veja Também