O entusiasmo de Vilmar Mariano com viagem de Daniel à China

Dois secretários de Aparecida podem trazer, com a interlocução do governo goiano, 120 milhões de investimentos à cidade

Postado em: 07-06-2023 às 07h49
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: O entusiasmo de Vilmar Mariano com viagem de Daniel à China
Dois secretários de Aparecida podem trazer, com a interlocução do governo goiano, 120 milhões de investimentos à cidade | Foto: Reprodução/ Rodrigo Estrela

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, por enquanto no Patriota – quase no MDB – está rindo para as paredes do seu gabinete no Palácio Maguito Vilela. O motivo: dois de seus secretários, Felismar Martins (Indústria e Comércio) e Einsten Paniago (Fazenda) vão embarcar para a China em uma comitiva comandada pelo vice-governador, Daniel Vilela, à China. 

Conforme detalhou reportagem do jornal O Hoje nesta terça-feira (6), Daniel, sob assessoramento do ex-deputado federal Euler Morais, viaja para a missão internacional ao país asiático para dar continuidade e construir network entre empresários chineses e brasileiros – especificamente goianos. 

Além de fazer um tour pelas principais províncias chinesas, entre elas Pequim, a capital mais populosa do mundo, a comitiva já tem encontro marcado com a presidente do banco do Brics e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. 

Continua após a publicidade

Com alguns projetos para infraestrutura emperrados em Aparecida, com a espreita da disputa à reeleição em outubro do ano que vem, Vilmar Mariano tem mais que comemorar a ida do grupo à China. Existe a expectativa de Dilma liberar uma bolada para investimento na cidade de Vilmar: 120 milhões de dólares. Ou seja, o município se tornaria um verdadeiro canteiro de obras, dando mais tranquilidade ao prefeito que tem buscado consolidar a viabilidade de ser o candidato à reeleição com apoio quase unânime. 

Nesta terça-feira, 6, uma reunião com parte da comitiva, incluindo o deputado estadual, Veter Martins, esteve presente na Associação Comercial, Industrial e de serviços gerais (Acieg), para definir os últimos detalhes da agenda no país. “Espero que essa missão traga bons frutos para o Estado, mas sobretudo para Aparecida de Goiânia”, disse o prefeito Vilmar Mariano em um texto oficial publicado no site da Prefeitura. Segundo Paniago, o empréstimo será pago por Aparecida ao longo de 22 anos, com taxa de juros de 6%. “O período de carência ainda deverá ser definido, mas deve ser de dois a quatro anos. Nossa ida a China irá concretizar o empréstimo que irá ajudar na infraestrutura da cidade. Esperamos voltar com essa boa novidade”, salientou. 

Para Felismar, o desenvolvimento econômico da cidade também será de grande valia para apresentar no país. “Nos últimos tempos, o município tem avançado absurdamente. Temos mais de 90 mil Cnpj”s ativos, deixamos de ser cidade dormitórios e geramos inúmeros empregos. Vamos mostrar para esse país nosso potencial e trazer investimentos”, afirmou.

“Vamos conhecer e entender o que é mais viável para estabelecer relações com nosso estado. A partir disso, vamos encaminhar e adiantar as propostas para que o governador, em um segundo momento, venha para consolidar as tratativas que resultem em investimentos e que atendam as demandas dos empresários goianos”, destacou o vice-governador Daniel Vilela. 

Trinta anos atrás, em agosto de 1993, o pai de Daniel Vilela, Maguito Vilela, era o vice-governador. À época, o governador Iris Rezende Machado deu a Maguito a missão de ir com uma comitiva à China que trouxe diversos benefícios comerciais a Goiás, como lembra Euler Morais, que, como no início da década de 1990, também organiza a comitiva. 

“Em 1993 fomos liderados por Maguito Vilela, onde firmamos acordo de irmandade com Hebei. Disto resultaram vários negócios, como a vinda da montadora de tratores John Deere para Catalão, entre outros empreendimentos. Agora, 30 anos depois, voltamos e queremos dar sequência à relação comercial, cultural, científica, que se criou há 30 anos”, enfatizou.

Veja Também