Após habeas corpus, Tacla Duran deve ser ouvido pela Câmara dos Deputados

A participação está marcada para o dia 19 de junho, às 14h30.

Postado em: 07-06-2023 às 08h38
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Após habeas corpus, Tacla Duran deve ser ouvido pela Câmara dos Deputados
A participação está marcada para o dia 19 de junho, às 14h30 | Foto: Reprodução/Facebook

Ícaro Gonçalves e Francisco Costa

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu na tarde de terça-feira (7/6) um habeas corpus para que o advogado Rodrigo Tacla Duran. Agora, ele poderá ser ouvido pela Câmara dos Deputados sobre denúncias contra a Operação Lava Jato. A participação está marcada para o dia 19 de junho, às 14h30.

O magistrado autorizou o comparecimento a uma audiência pública da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara, após solicitação da própria Casa. Com a autorização o advogado, que vive na Espanha, não poderá ser preso ao vir para o Brasil.

Continua após a publicidade

Deputado federal por São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) comemorou nas redes sociais. “Tacla Duran vai falar. O STF acaba de conceder um habeas corpus para que ele seja ouvido pela Câmara dos Deputados. Tem gente que já está em pânico…”

O que tem a dizer?

Rodrigo afirma ter sido procurado por um advogado que seria sócio de Rosângela Moro, que é deputada federal e esposa do ex-juiz Sergio Moro, hoje senador. O homem teria dito que, se pagasse determinado valor, teria proteção e não seria denunciado na Operação Lava Jato.

Tacla Duran diz não ter aceitado a “tentativa de extorsão”. Com isso, começou a fazer denúncias contra a Lava Jato. Ainda segundo ele, doleiros e lavadores de dinheiro pagaram por essa proteção. Ele também diz que provas da delação da Odebrecht (onde foi advogado) foram “corrompidas”. A informação é da CNN Brasil.

Atualmente, o advogado vive na Espanha. Ele chegou a ser preso preventivamente em 2016, no âmbito da Lava Jato, mas foi solto. No mesmo ano, segundo ele por não ter feito pagamentos, Sergio Moro decretou a prisão preventiva dele. Neste momento, contudo, Ele já estava fora do País.

Veja Também