Marina Silva receberá homenagem na Alego

A ministra vai receber a Comenda Washington Novaes, que dignifica as personalidades que se destacaram na defesa do Meio Ambiente

Postado em: 07-06-2023 às 15h11
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Marina Silva receberá homenagem na Alego
A ministra vai receber a Comenda Washington Novaes, que dignifica as personalidades que se destacaram na defesa do Meio Ambiente. | Foto: Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, será homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na próxima segunda-feira (12/6), às 16 horas. A ministra vai receber a Comenda Washington Novaes, que dignifica as personalidades que se destacaram na defesa do Meio Ambiente.

A comenda foi criada pelos deputados Antônio Gomide (PT) e Humberto Aidar (PT), que atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Ao todo serão 30 homenageados. Entre eles está o artista plástico Siron Franco, os professores Altair Sales Barbosa, Laerte Guimarães Ferreira Júnior e Rodrigo Borges Santana. O delegado Luziano Severino, da Dema, o ex-secretário do Meio Ambiente, Osmar Pires, criador dos parques Vaca Brava, Areião e Jardim Botânico; o ex-prefeito Pedro Wilson, idealizador do Parque Macambira Anicuns (PUAMA), Urissapá Tabata Kuikuro (in memorian), líder histórico do povo Kuikuro, registrado por Washington Noves no documentário Xingu (1985).

Continua após a publicidade

Quem foi Washington Novaes

Washington Novaes foi um dos pioneiros do jornalismo ambiental. Natural de São Paulo estabeleceu-se em Goiânia no início dos anos 1980, escrevendo primeiramente no jornal Diário da Manhã e depois no O Popular, onde manteve uma coluna sobre as questões e problemáticas ambientais até o final de sua vida.

Washington era consultor de jornalismo da TV Cultura e foi comentarista do programa ambiental, Repórter Eco por quase 20 anos. O jornalista desenvolveu uma série de trabalhos em favor dos povos indígenas e da proteção e defesa da Floresta, entre eles “Xingu, a Terra Mágica”, série de dez programas levada ao ar pela extinta Rede Manchete de Televisão, em 1985 e em 2006, o documentário “Xingu, a Terra Ameaçada”.

Antônio Gomide criou a comenda com o seu nome para homenagear aqueles que, como Novaes, dedicaram sua vida à causa da sustentabilidade ambiental.

Veja Também