Cidade de Goiás: cotados à prefeitura tentam fusão para disputa de 2024

Apesar de acirradas as disputas municipais de 2020, a eleições do ano que vem prometem ser acaloradas, já que o prefeito Aderson Gouvea possui a máquina e a caneta nas mãos.

Postado em: 07-06-2023 às 18h34
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidade de Goiás: cotados à prefeitura tentam fusão para disputa de 2024
Apesar de acirradas as disputas municipais de 2020, a eleições do ano que vem prometem ser acaloradas, já que o prefeito Aderson Gouvea possui a máquina e a caneta nas mãos.

Lideranças políticas da Cidade de Goiás, conhecida por ser a antiga capital de Goiás (Goiás Velho), já deram início às movimentações de olho na próxima gestão. Vale lembrar que nas últimas eleições municipais, que ocorreram em 2020, as disputas pela prefeitura ficaram acirradas.

Aderson Liberato Gouvea (PT), foi eleito ao receber 29,96% dos votos válidos, um total de 4.176 votos. Já o segundo colocado, Cosmo Cesar dos Santos – Cesinha (PSC) encerrou com 28,13% (3.920), uma diferença de apenas 256 votos. Apesar disso, não houve segundo turno, pois o município possui menos de 200 mil eleitores, e com isso, não atingiu a maioria simples (50%+1) dos votos válidos no primeiro turno.

Se considerado os outros candidatos, se nota que na cidade não houve nenhuma polarização como ocorreu nacionalmente, mas sim uma pulverização de votos. Em terceiro colocado, ficou Elber Carlos Silva (Avante) com 22,21% e em quarto Abner de Castro Curado (MDB), 18,39%.

Continua após a publicidade

O número de abstenção também impressiona, já que ultrapassou a quantidade de votos do candidato eleito. O número de eleitores que não votou foi de 4.364, equivalente a 23,02% do eleitorado. A soma de brancos, nulos e abstenções é de 5.023, ou 26,49% dos aptos a votar.

Unindo forças

Toda essa retrospectiva serve para entender o que acontece agora nas movimentações políticas em busca da gestão municipal. Justamente pela pouca diferença de votos é que os prefeitáveis se articulam, neste momento, para lançar uma chapa forte. Cesinha e Elber (segundo e terceiro colocado em 2020) se unem em busca de derrotar Aderson nas disputas para 2024. A informação é de uma fonte palaciana, que alegou que a grande questão enfrentada pelos dois é “quem será o vice?”.

Por outro lado, Aderson deve buscar a reeleição se juntando a médica Thalyta Curado, possível candidata pelo MDB. Ela é sobrinha do ex-prefeito e atual presidente do MDB de Goiás Velho, Abner Curado. Como citado anteriormente, o médico ficou na quarta colocação nas últimas disputas, com 2.563. Conta nos bastidores que Thalyta deve compor a chapa de Aderson como vice, no lugar da atual Zilda Lobo (PP). Segundo informações palacianas, as conversas entre PT e o MDB na Cidade de Goiás estão cada vez mais avançadas.

Outro cotado ao cargo de chefe executivo do município é o vereador Fabrício Godinho Martins (DEM). Ele foi o parlamentar mais bem votado nas últimas eleições com 620 votos (4,39%). O empresário e agropecuarista apoiou a candidatura de Elber Silva nas últimas eleições, mas deve se tornar mais um adversário no ano que vem.

Godinho segue a mesma trajetória de atual prefeito, que atual como vereador durante o pleito de 2004, 2012 e 2016, e lançou sua candidatura ao Paço Municipal na eleição seguinte.

Apesar de acirradas as disputas municipais de 2020, a eleições do ano que vem prometem ser acaloradas, já que o prefeito Aderson Gouvea possui a máquina e a caneta nas mãos. Em 2022, ele foi premiado com o terceiro Lugar, no Prêmio Prefeitos Empreendedores do SEBRAE, com o projeto “Vale-Feira”.

A solenidade que reuniu dezenas de Prefeitos e Prefeitas do Estado, toda a Diretoria do SEBRAE-Go e convidados(as), 24 Prefeituras foram premiadas em oito diferentes categorias, sendo elas: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Cooperação e Governança Regional, Cidade Empreendedora Região Centro-Oeste.

Em março deste ano, o município voltou a adotar o uso de máscaras faciais devido o aumento no número de casos de Covid-19, que termina o vigor nesta próxima quarta-feira (7).

População

A Cidade de Goiás possui uma população estimada 22.122 habitantes, de acordo com os dados de 2021 do IBGE. O município é uma das quinze cidades que integram a Região Imediata de Goiás-Itapuranga que, por sua vez, é uma das seis regiões que formam a chamada Região Intermediária de Goiânia.

Veja Também