O bem-sucedido elo entre Lula e Caiado sob intermédio de Kajuru

Kajuru dá passo para garantir diálogo entre o presidente e o agronegócio, que se amparou no bolsonarismo com rejeição ao lulopetismo

Postado em: 08-06-2023 às 08h03
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: O bem-sucedido elo entre Lula e Caiado sob intermédio de Kajuru
Kajuru dá passo para garantir diálogo entre o presidente e o agronegócio, que se amparou no bolsonarismo com rejeição ao lulopetismo | Foto: Reprodução

A confirmação da vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Goiânia em 28 de julho animou o cenário político goiano. Lula, já como ex-presidente, veio à capital há 12 anos, no dia 14 de julho de 2011, no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). A então presidente petista Dilma Rousseff, no primeiro mandato, também compareceu ao evento estudantil. 

Costurada pelo vice-líder do Governo no Senado, o senador Jorge Kajuru, o evento é cheio de simbologias. Sob a batuta estratégica de Kajuru, a ideia central é o fortalecimento da relação entre os governos estadual e federal, ou seja, estreitamento para cooperação entre o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e Lula da Silva. 

O 28 de julho vai ser um dia histórico para o luxuoso Hotel K, que fica na Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. Lula deverá anunciar investimento para a construção de 13 mil casas, 13 aeroportos e nove estradas em municípios goianos. São esperados, a partir das 10 horas, 200 empresários divididos nos setores do agronegócio, indústria e comércio. 

Continua após a publicidade

Com isso, Lula, ao lado de Caiado, um dos principais representantes do agro no País, se aproxima do setor com quem tem um estremecimento político-ideológico. Além de Caiado, o setor produtivo apoiou o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). 

O encaixe da visita de Lula a Goiânia é como se fosse parte de um agradecimento do presidente a Jorge Kajuru que, como outros líderes partidários, se empenharam para o sucesso do governo em votações no Congresso Nacional. 

Em defesa alinhada ao governismo, Kajuru tem lembrado que, nos dois mandatos como presidente, Lula destinou cerca de 100 bilhões de reais para Goiás. A fidelidade ao governo tem o jeito Kajuru que todos conhecem. 

Para garantir que Lula não teve nada a ver com os atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro, como sustentava em uma sessão o senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos), Kajuru fez uma promessa, com aperto de mão: “Amigo Marcos do Val, vamos fazer um desafio aqui? Se o senhor provar que o presidente Lula sabia de tudo, eu renuncio ao meu mandato. O senhor renuncia ao seu?”. 

Com a vitória de Lula, Kajuru ganhou protagonismo no Congresso Nacional depois de ter sofrido uma fritura após o episódio em que gravou o ex-presidente Jair Bolsonaro, ganhando desconfiança. Agora, sendo uma das interlocuções mais importantes do governo no Senado, tem moral até para cobrar de Lula que ministros sejam mais abertos às demandas dos parlamentares. 

Pelo menos foi o que ele destacou em uma reunião do presidente com senadores na segunda-feira (5) passada. Além de Kajuru, participaram os seguintes líderes: Jaques Wagner (PT-BA), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Otto Alencar (PSD-BA), Fabiano Contarato (PT-ES), Renan Calheiros (MDB-AL), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Marcelo Castro (MDB-PI).

Conforme publicado pelo site da CNN Brasil, foi nesta reunião que Lula pediu auxílio dos senadores para se aproximar do agronegócio e evangélicos. E, pelo visto, Kajuru tem uma carta na manga para contribuir com Lula: a amizade e respeito que tem de Ronaldo Caiado. 

E, claro, todos ganham, inclusive a população goiana que, além de ser poupada de uma guerra entre governador e presidente, recebe benefícios em obras e investimentos. 

Como se esquecer do ferrenho embate entre Lula e o ex-governador tucano Marconi Perillo. Inclusive, com Kajuru sendo um oponente a Perillo, protagonizando algumas das falas mais agudas contra o ex-mandatário. Agora é aguardar o discurso de Kajuru no Hotel K no mês que vem.

Veja Também