Os sinais de Ronaldo Caiado rumo à presidência

Comentário é que governador tem intensificado investidas na intenção de ampliar protagonismo em meio a ala direitista brasileira

Postado em: 08-06-2023 às 09h09
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Os sinais de Ronaldo Caiado rumo à presidência
Depois das declarações polêmicas na CPI do MST do Congresso, governador se dedicou a enaltecer segurança goiana | Foto: Sérgio Lima/Poder360

Nos bastidores da política goiana, a leitura é que os sinais dados pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no sentido de buscar a presidência da República em 2026 estão cada vez mais claros. 

Caiado, como já mostrado pela reportagem do O HOJE, sonha em ocupar o assento em que, neste momento, encontra-se o petista Luiz Inácio Lula da Silva. O governador goiano, inclusive, sinalizou em sua recente participação na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o Movimento Sem Terra (CPI do MST) que tem condições de figurar como voz de oposição ao governo. 

O depoimento do governador no encontro dos congressistas resgatou um parlamentar que viveu o ambiente do Congresso por mais de 30 anos. As manifestações foram interpretadas como a primeira das muitas investidas que ainda virão na tentativa de se posicionar como uma alternativa aos brasileiros na eleição de 2026. 

Continua após a publicidade

Conforme mostrado pela coluna Xadrez do jornal O HOJE, em meio à sessão tumultuada por diferentes partidos políticos de esquerda, Caiado falou sobre democracia e civilidade como ninguém. 

Na condição de convidado da comissão, Caiado não só deixou subentendido que está no jogo pela presidência da República, como se mostrou um player que conhece bem os desafios do Brasil. Além de flertar com a direita a partir de um discurso combativo às ações do MST, Caiado também defendeu pautas que vão ao encontro da inclusão social e da dignidade humana por meio do trabalho. 

Aos que se opuseram ao discurso do governador, Caiado se limitou a convidá-los a conhecer a realidade dos assentamentos em Goiás. E acrescentou que a situação é “bem diferente” da pregada ali. 

Também, como pontuado pelo jornalista Wilson Silvestre, o goiano resgatou sua história em defesa do agronegócio e sua evolução como um dos setores mais importantes da economia brasileira. 

Como se não bastassem as investidas recentes no Congresso, Caiado voltou a demonstrar alinhamento com a ala direitista em suas últimas aparições. O governador marcou presença, por exemplo, no aniversário de 42 anos da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas(Rotam), da Polícia Militar goiana (PMGO). Ao divulgar sua participação no evento, escreveu: “A regra continua: ou muda de profissão, ou muda de estado”. 

Depois, parabenizou o segmento da PMGO que intitulou como “nossa tropa de elite” pelo aniversário. A mensagem foi acrescida da informação de estreia de um espaço para treinamento de tiro. E pontuou: “contem sempre comigo”. 

Em seu discurso, a narrativa foi parecida: “Eu desafio os nossos colegas governadores e digo: Goiás tem a melhor segurança pública do país. Porque bandido não manda em Goiás. Bandido não manda em penitenciária do estado de Goiás. Continue [Rotam] com o mesmo ritmo e saiba que o governador do estado estará ao seu lado. Aqui em Goiás, bandido não cresce”. 

A declaração, vale lembrar, vem na esteira da reunião dos governadores do Sul e Sudeste, de onde, inclusive, pode sair um representante da direita daqui a três anos. No mesmo encontro, Caiado posou para fotos empunhando um fuzil ARX 200 Beretta calibre 7,62 da Polícia Militar de Goiás.  

Menos de 24 horas depois, o governador voltou a falar sobre segurança nas redes sociais. Dessa vez,chamou atenção para os resultados apresentados pela Patrulha Rural. “Vocês acreditam que são apenas 4 anos de Batalhão Rural?”, indagou antes de mostrar os resultados desses últimos anos. 

Segundo o gestor, foram efetuadas quase 2 mil prisões em flagrante. Ele ainda chamou atenção para o número de apreensões que ultrapassou a marca dos mil registros. Dentre elas, mais de 2 toneladas de drogas. O goiano também destacou a recuperação de mais de R$ 6,7 milhões de gado roubado. Na sequência, prometeu mais avanços.

Outro destaque fica com o pronunciamento da primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, na posse dos policiais penais. “Não aceitamos que os presídios sejam quartéis generais de bandidos”, frisou na cerimônia.

Veja Também