Rosa Weber convoca sessão para julgar decisão de Toffoli a respeito da vaga de Dallagnol

Nesta sexta (9) a Corte vai analisar o caso; o ministro determinou que Luiz Carlos Hauly tome posse no lugar do ex-deputado

Postado em: 08-06-2023 às 11h24
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Rosa Weber convoca sessão para julgar decisão de Toffoli a respeito da vaga de Dallagnol
Rosa Weber convoca sessão para julgar decisão de Toffoli a respeito da vaga de Dallagnol | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A ministra do Superior Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, convocou para sexta-feira (9) uam sessão para julgar a decisão do ministro Dias Toffoli que determinou que a vaga do deputado cassado Deltan Dallagnol na Câmara deve ficar com o Podemos. Os vão decidir se mantém ou não a decisão.

A sessão será no plenário virtual e terá início à 0h, com término previsto para o mesmo dia, às 23h59.

Nesta quarta-feira (7), Dias Toffoli autorizou a diplomação imediata de Luiz Carlos Hauly para a vaga de Dallagnol. O ministro derrubou uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que tinha determinado que a vaga deveria ficar com o PL.

Continua após a publicidade

O pastor Itamar Paim (PL-PR) tinha sido designado pelo TRE-PR para assumir a vaga do ex-procurador da Operação Lava Jato. Para o tribunal, a vaga deveria ser de Paim porque, mesmo tendo sido o segundo mais votado no estado, ficando atrás de Dallagnol, Hauly não teria alcançado o número mínimo de votos para garantir a própria eleição.

Veja Também