Sobrinho de Maguito, Leandro Vilela não é descartado na corrida em Aparecida

Caso decida entrar na disputa, emedebista pode ter o desafio de disputar as prévias do partido com dois mandatários

Postado em: 10-06-2023 às 08h45
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Sobrinho de Maguito, Leandro Vilela não é descartado na corrida em Aparecida
Caso decida entrar na disputa, emedebista pode ter o desafio de disputar as prévias do partido com dois mandatários. | Foto: Reprodução

O ex-deputado federal e sobrinho do ex-governador Maguito Vilela, Leandro Vilela, voltou a figurar na lista de cotados para a disputa pela prefeitura de Aparecida. Ainda que seu nome tenha sido ventilado logo no início do ano como uma alternativa para 2024, perdeu força com as movimentações recentes que prometem uma briga acirrada entre André Fortaleza (MDB) e Vilmar Mariano (Patriota) antes mesmo da eleição, ou seja, nas prévias do partido. Isso, sem dúvidas, dificulta a vida de Leandro caso o político decida bancar uma candidatura sem abandonar o ninho emedebista.

Acontece que após a migração de Gustavo  Mendanha para o MDB, agora é esperado que Vilmarzinho Mariano siga pelo mesmo caminho. Mendanha já falou, por diversas vezes, que tende a apoiar o projeto de reeleição do atual prefeito. Vilmarzinho, mais do que ninguém, sabe que precisa da mão amiga de Gustavo caso queira chegar forte na disputa. Acontece que em seus quadros, o MDB conta com um político que há tempos se coloca como candidato. Trata-se do presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza. 

André, inclusive, já cogitou deixar o partido caso a questão não seja acertada em uma disputa interna entre os pretendentes. A leitura nos bastidores, porém, é de que Vilmarzinho jamais se filiaria ao MDB sem a garantia de que será, de fato, o candidato do partido no ano que vem. O que, mais uma vez, prejudica o plano daqueles que esperam ver Leandro Vilela na disputa do ano que vem. 

Continua após a publicidade

Discreto, Leandro não demonstra o mesmo afinco em viabilizar seu nome — pelo menos entre os caciques que restaram em Aparecida. Ainda assim, não é visto como alguém 100% descartado. A mais recente declaração onde o nome do emedebista foi citado, veio justamente de alguém que para o núcleo político aparecidense ainda soa como uma incógnita: o deputado federal Professor Alcides (PL). 

Segundo o federal, nos bastidores o comentário é que o MDB está “pensando em lançar o ex-deputado sobrinho do Maguito, Leandro Vilela”. Porém, como bem pontuou o parlamentar, ainda há muita água para passar por baixo da ponte. 

Em entrevista ao programa Expressão Política, Alcides demonstrou incertezas, inclusive, a respeito de seu próprio nome. “Daremos tempo para que ele [Vilmarzinho]  se estabeleça. A partir disso é que vamos pensar se serei ou não candidato, se teremos ou não outro candidato”. 

Conforme mostrado pelo O HOJE, o federal esteve, recentemente, com Fortaleza, que além de possível candidato em 2024 representa também a principal força de oposição ao prefeito Vilmar Mariano.  O encontro ocorreu na esteira de uma reunião realizada um dia antes com o prefeito da cidade. 

O diálogo de Alcides e Fortaleza teve como pano de fundo o programa institucional do deputado intitulado como “Café com Professor Alcides”. Nos bastidores, porém, circula o comentário de que o federal estaria buscando, por fora, o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) – e outras lideranças – para lançar seu nome como candidato do governo na cidade.

Como se não bastasse, é importante rememorar que apesar da silanização de clima amistoso, Alcides e Fortaleza ainda engolem seco o mal-estar de 2022, época em que Fortaleza decidiu apoiar o nome da deputada federal Magda Mofatto (Patriota, à época no PL), e não de Alcides, na corrida ao Congresso Nacional. 

Leandro, vale lembrar, é natural da cidade de Jataí onde construiu seu projeto político. Ele foi deputado federal por Goiás em 2003 e 2015. Antes, foi vereador o município entre 1997 e 2002. 

Veja Também