Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro da Itália, morre aos 86 anos

O político foi internado no hospital com problemas respiratórios, provenientes de uma infecção pulmonar, e compareceu a um check-up na sexta-feira (9)

Postado em: 12-06-2023 às 09h11
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro da Itália, morre aos 86 anos
O político foi internado no hospital com problemas respiratórios, provenientes de uma infecção pulmonar, e compareceu a um check-up na sexta-feira (9) | Foto: Agência Brasil

O bilionário e ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, morreu aos 86 anos em um hospital de Milão, nesta segunda-feira (12/6).

O político havia sido diagnosticado recentemente com leucemia, informou o Hospital San Raffaele de Milão. Anteriormente, foi internado no hospital com problemas respiratórios, provenientes de uma infecção pulmonar, e compareceu a um check-up na sexta-feira (9).

O parlamentar, que já se descreveu como o “Jesus Cristo da política”, foi por muito tempo considerado a figura pública mais marcante da Itália, após ser eleito primeiro-ministro três vezes e serviu por um total de nove anos. O cargo foi conquistado mais do que qualquer outro desde o ditador fascista Benito Mussolini.

Continua após a publicidade

Amigo próximo a Vladmir Putin, se envolveu em uma polêmica na Europa ao dizer, em meio à invasão da Ucrânia, que recebeu presentes e uma “carta muito doce” do presidente russo.

Vida pessoal

Berlusconi tinha uma fortuna avaliada em quase US$ 7 bilhões (cerca de R$ 34 bilhões), segundo a última atualização do ranking de bilionários da Forbes, e era o 5º mais rico da Itália. No ranking mundial da Forbes, era o 348º mais rico.

Apesar da extravagância, sua carreira foi marcada por uma série de escândalos políticos, financeiros e pessoais, dos quais o levaram à Justiça.

Veja Também