Segunda-feira, 22 de julho de 2024

A força (ainda) oculta do PL comandado por Wilder Morais

MDB, União Brasil, Republicanos, PSD, entre outras legendas, estão em campo nas tratativas com possíveis aliados

Postado em: 12-06-2023 às 20h40
Por: Wilson Silvestre
Imagem Ilustrando a Notícia: A força (ainda) oculta do PL comandado por Wilder Morais
Pode não ser erudito, mas tem resultado prático na política e tem funcionado para Wilder Morais e o PL (Foto: Reprodução/Agência Senado)

Embora falte mais ou menos um 1 ano e 4 meses para a eleição municipal de 2024, é possível descrever alguns movimentos dos protagonistas que vão se apresentar ao distinto cidadão-eleitor em busca de votos. Mas antes, os partidos precisam buscar entre os pretendentes a conquistar um posto, seja no Executivo ou Legislativo, pessoas com chances de vitória.

MDB, União Brasil, Republicanos, PSD, entre outras legendas, estão em campo nas tratativas com possíveis aliados. No entanto, “debaixo de um quieto”, o PL comandado em Goiás pelo senador Wilder Morais se movimenta silenciosamente em conversas com líderes que, “na hora certa, vão se filiar ao PL”, garante uma fonte.

A discrição é uma estratégia para não provocar alarido na opinião e despertar na mídia narrativas que venham a desgastar o partido. “Nós sabemos que vão usar todos os meios para impedir o crescimento da base do partido no País.

Continua após a publicidade

Por isso, a estratégia é dar pouca publicidade aos pré-candidatos da legenda até o anúncio oficial”, garante a fonte. Enquanto isso, Wilder Morais vai se esgueirando pelas beiradas, quase invisível. Mesmo sendo um empresário bem sucedido e cosmopolitano, Wilder conserva suas raízes do interior goiano e adota o estilo “de grão em grão, a galinha enche o papo”.

Pode não ser erudito, mas tem resultado prático na política e tem funcionado para Wilder Morais e o PL.

Moderados no lugar dos extremos

Ao contrário do que se imagina, o PL foca mais em perfis moderados no lugar de extremistas radicais. Mesmo sendo inevitável abrir espaços para ‘bolsonaristas raiz’, a recomendação do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, é buscar candidato a prefeito com perfil moderado. Segundo ele, tem mais chances de derrotar aliados do presidente Lula.

Foco na base

Os movimentos de Wilder Morais à frente das conversas com os possíveis candidatos a prefeitos, vices e vereadores têm foco nas alianças que levam em conta a realidade local do município e as forças regionais. Nada de brigas com o MDB ou União Brasil, PP ou PSD. Estas legendas estão no mesmo espectro de centro, centro-direita e direita.

Veja Também