Caiado deve alavancar alianças com governadores

Previsão é que Reforma Tributária esteja no centro do debate

Postado em: 13-06-2023 às 07h39
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado deve alavancar alianças com governadores
Previsão é que Reforma Tributária esteja no centro do debate | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) participa nesta terça-feira (13), em Brasília, de uma reunião com os governadores do Centro-Oeste: Mauro Mendes (União Brasil), Eduardo Riedel (PSDB) e Ibaneis Rocha (MDB), para tratar sobre a Reforma Tributária. Durante reunião com representantes do segmento industrial, em Goiânia, o governador enfatizou ser crítico à unificação dos impostos PIS, Cofins e IPI, federais; do ICMS, que é estadual; e do ISS, municipal, sem previsão de como será a redistribuição.

Por isso, a expectativa é de que o encontro dos governadores intensifique o debate, já que a União sinalizou que trabalha pela aprovação da proposta no Congresso Nacional ainda em junho. Durante a reunião, espera-se que o governador apresente também os levantamentos realizados por sua equipe econômica. Ele reforça que a reforma tributária afeta apenas 39% de todos os impostos, sendo que 65% deles são estaduais.

No entanto, é importante ressaltar que a simplificação dos tributos federais, que, na opinião do governador goiano, deveria ser a principal preocupação abordada, foi negligenciada. Além disso, há uma maior concentração de recursos na União. Por quatro vezes em duas semanas, o governador buscou ampliar o diálogo sobre o tema. No último dia 24, em Brasília (DF), Caiado discutiu a proposta durante o Fórum Nacional de Governadores e recebeu apoio de estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Veja Também