Deputado quer mudar nome de Aparecida de Goiânia, mas discussão é antiga, diz prefeito

Segundo Vilmar, desde o segundo mandato de Ademir Menezes, a logomarca da prefeitura não contém o “de Goiânia”

Postado em: 13-06-2023 às 10h18
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputado quer mudar nome de Aparecida de Goiânia, mas discussão é antiga, diz prefeito
Segundo Vilmar, desde o segundo mandato de Ademir Menezes, a logomarca da prefeitura não contém o “de Goiânia” (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Aparecida de Goiânia pode passar a se chamar somente Aparecida. Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), desde o ano passado, proposta do deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) com esse intuito. Prefeito da cidade, Vilmar Mariano (Patriota) prefere não focar no tema, mas ressalta que o assunto não é novo. Ele diz, inclusive, que desde o segundo mandato de Ademir Menezes (2001 a 2004), a logomarca da prefeitura não contém o “de Goiânia”.

Mas de volta ao deputado Paulo, nesta terça-feira (13) ele iria à Câmara municipal da cidade para debater com os vereadores o tema. Contudo, por problemas de agenda, a visita foi alterada para a quarta-feira (14), durante sessão ordinária.

A informação foi confirmada pelo próprio parlamento de Aparecida de Goiânia, que também revela ser um pedido do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB), a alteração. O emedebista esteve à frente do município por dois mandatos. Em 2020, o também ex-governador e ex-senador, foi eleito prefeito de Goiânia, mas morreu no começo de 2021 em decorrência da Covid-19.

Continua após a publicidade

Sobre as razões, Paulo justifica que o nome atual “não é consenso entre os moradores do município, visto que proporciona uma identificação com Goiânia, impedindo a cidade de Aparecida de ter sua própria identidade”. Ele afirma, ainda, que “é imprescindível que, antes da aprovação desta matéria, seja realizado um plebiscito com a população, a fim de debaterem sobre a alteração em questão”.

Mas ainda sobre a tramitação, o projeto de Paulo passou Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Antes de ir a plenário, estão previstas algumas diligências. Caso seja aprovada, ele precisará da sanção da governadoria.

Prefeito Vilmar

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota) observa que, desde o segundo mandato de Ademir Menezes, a logomarca da prefeitura não contém o “de Goiânia”. Além disso, no início do segundo mandato do Gustavo Mendanha (Patriota) – ele se desincompatibilizou em 2022 para disputar o governo –, o então gestor encaminhou ao Legislativo e a Câmara municipal aprovou a logomarca oficial da prefeitura apenas com Aparecida e com a bandeira.

De fato, o município é comumente chamado nas rodas de conversa apenas por Aparecida. Como se fosse um “apelido” para a “cidade-irmã” de Goiânia, que é também o segundo maior município do Estado, bem como segundo maior colégio eleitoral.

Vilmarzin, como também é conhecido, enviou uma nota sobre o tema. Nela, o gestor diz que a proposta de mudança de nome na cidade não é nova. Ele evita opinar diretamente sobre a mudança e, afirma que o foco, neste momento, é o desenvolvimento da cidade. Confira na íntegra:

“Os poderes Executivo e Legislativo, de acordo com a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, possuem independência e autonomia, portanto, a proposta de mudança de nome da cidade, que não é nova, encontra-se em discussão no âmbito do Poder Legislativo estadual que encaminhou ao Legislativo municipal. Por ora, o Poder Executivo municipal está concentrado em promover o desenvolvimento da centenária Aparecida e a qualidade de vida de quem vive aqui. Independente da nomenclatura da cidade que possui cerca de 600 mil habitantes, a gestão do prefeito Vilmar Mariano tem compromisso com o processo de transformação iniciado pelo saudoso prefeito Maguito Vilela e prosseguido com excelência pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha.”

Veja Também