Aliados de Bolsonaro devem apoiar Zanin por reconciliação com STF

Indicado de Lula seria um caminho para retomar o diálogo com a Corte que foi prejudicado na última gestão

Postado em: 14-06-2023 às 09h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aliados de Bolsonaro devem apoiar Zanin por reconciliação com STF
Indicado de Lula seria um caminho para retomar o diálogo com a Corte que foi prejudicado na última gestão (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Aliados do governo do ex-presidente Bolsonaro (PL) devem apoiar a aprovação do advogado de Lula (PT), Cristiano Zanin, para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para restabelecer pontes com a Corte. A informação é da colunista de O Globo, Bela Megale.

A informação é que Zanin seria um caminho para retomar o diálogo com a Corte que foi prejudicado na última gestão. Para isso, aprovar o nome do advogado é decisivo. Neste momento, inclusive, as articulações contribuem para que parlamentares de oposição particiem de encontros em torno do indicado a ministro.

Segundo apurado, pessoas próximas do ex-presidente dizem que ele está ciente das manobras. Apesar disso, não se opõe.

Continua após a publicidade

Entre os aliados e ex-integregantes do governo passado estariam o ex-assessor especial da Presidência da República, o advogado José Vicente Santini, e o senador e ex-ministro da Pesca de Bolsonaro, Jorge Seif Júnior (PL-SC). Eles até participaram de um jantar na casa do advogado Djaci Falcão Neto, filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão, organizado para Zanin, na última semana. Na ocasião, o ministro do STF André Mendonça, nomeado por Bolsonaro, também participou.

Outro que já esteve com o indicado de Lula é o ex-ministro do governo passado e senador Rogério Marinho (PL-RN). Há, porém, nomes resistentes a articulação. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), por exemplo, foi às redes sociais dizer que votaria contra Zanin.

Veja Também