Lei goiana obriga condomínios a comunicarem maus-tratos aos animais

Texto foi proposto pelo deputado estadual Gustavo Sebba

Postado em: 20-06-2023 às 08h28
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Lei goiana obriga condomínios a comunicarem maus-tratos aos animais
Texto foi proposto pelo deputado estadual Gustavo Sebba (Foto: Pixabay)

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) sancionou e tornou lei projeto que obriga os condomínios residenciais e comerciais de Goiás a comunicarem aos órgãos de segurança pública os casos de maus-tratos aos animais. O texto foi proposto pelo deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB).

Segundo ele, “é fundamental comunicar os indícios e fatos aos órgãos de segurança para que a lei seja cumprida. Infelizmente, existem muitos casos de maus-tratos e a falta de denúncias é uma das principais causas da impunidade. A polícia precisa cumprir seu papel e salvar os animais maltratados, mas é necessário denunciar para iniciar o processo de responsabilização dos agressores”.

Em relação a lei, ela exigirá que os condomínios, representados por síndicos ou administradores, a comunicação às autoridades policiais qualquer ocorrência ou indício de maus-tratos a animais nas unidades condominiais ou nas áreas comuns. Se estava estiver em andamento, será preciso avisar de forma imediata os órgãos de segurança pública por ligação ou aplicativo móvel.

Continua após a publicidade

E caso já ocorrida, o responsável tem 24 horas da data de ciência do fato para a comunicação às autoridades. Ainda segundo a lei, se ficar comprovada a omissão do síndico ou administrador, o condomínio será penalizado com multa de R$ 5,5 mil.

Veja Também