Goiânia sedia encontro nacional de lideranças progressistas

Lideranças do Núcleo Ypykuéra estiveram na capital para debater políticas de reconstrução da sociedade brasileira. “Recuperamos a presidência da República, mas não recuperamos a sociedade”, disse José Marcelo Zacchi, um dos idealizadores do movimento, durante reunião no hotel Crystal Plaza

Postado em: 21-06-2023 às 08h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia sedia encontro nacional de lideranças progressistas
Foto: Lincoln Leão

O memorável hotel Crystal Plaza, localizado no coração de Goiânia, precisamente na Av. 85, foi palco de um inédito encontro político na noite da última segunda-feira (19). Na ocasião, representantes do Núcleo Ypykuéra de Cidadania e Políticas Públicas discutiram diferentes caminhos para reconstrução da sociedade e política brasileira. O encontro teve como anfitriãs a vereadora Aava Santiago (PSDB) e a secretária de gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal. 

O núcleo Ypykuéra é novo. O projeto, que começou a ser estruturado ainda no ano passado, só se tornou uma realidade nas últimas semanas. A intenção das lideranças é percorrer todo o País com o objetivo de reunir políticos e representantes da sociedade civil organizada que entendam a importância de se debater caminhos para alcançar uma sociedade mais justa e igualitária. 

Nesse contexto, Goiás foi escolhido como ponto de partida do grupo. Isso porquê o estado, segundo as lideranças do movimento, reúne, assim como os demais da região Centro-Oeste, os maiores desafios. A leitura é que a região central do Brasil possui um comportamento predominantemente conservador, o que requer um trabalho mais intenso no sentido de abrir espaço para as pautas do campo progressista. 

Continua após a publicidade

“Recuperamos a presidência da República, mas não recuperamos a sociedade”, disse, por exemplo, um dos idealizadores do movimento, José Marcelo Zacchi, durante seu pronunciamento no Crystal Plaza. Segundo ele, é indispensável que movimentos nessa direção sejam iniciados com antecedência, não apenas de olho nas eleições que se avizinham, mas também na recuperação e avanço, principalmente, das políticas públicas relacionadas às juventudes, negritudes, evangélicos e meio ambiente.  

O grupo é formado por investidores, articuladores, ambientalistas, representantes de movimentos sociais que buscam lideranças e parcerias locais para a construção de uma rede de enfrentamento aos desafios públicos.  A renovação política também é alvo de cobiça do grupo. Além de Zacchi, o ativista Wesley Teixeira, que ocupa a primeira suplência de deputado estadual no Rio de Janeiro, lidera a Coalizão Negra por Direitos, do Movimento Negro Unificado (MNU) e a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, também participou do encontro. 

Ao comentar o encontro, Aava, por sua vez, considerou uma grata responsabilidade ter sido uma das anfitriãs do jantar promovido pelo grupo em Goiânia. “Essa é uma luta ativa pela renovação política e fortalecimento de pessoas e iniciativas. O Ypykuéra é um espaço coletivo de construção de saberes e diálogos que atuará de maneira nacional. O que se vê nesse grupo é uma equipe de pessoas diversas e preocupadas com o futuro do país”, disse.  

O Núcleo Ypykuéra foi criado por grupos como Setubal, Leal, Sales e Fraga e financiadores  ligados a organizações como a Fundação Tide Setubal e a Open Society Foundations. O nome dado ao coletivo diz respeito à ocupação do Brasil e, consequentemente, a história de seus povos originários. A comitiva passará, agora, por outros estados do Centro-Oeste. Posteriormente, os encontros deverão ocorrer em cidades do Sul e Nordeste. 

Veja Também