Questionado sobre relação com Lula, Zanin diz que atuará ‘sem qualquer tipo de subordinação’

Advogado passa por Sabatina no Senado

Postado em: 21-06-2023 às 13h58
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Questionado sobre relação com Lula, Zanin diz que atuará ‘sem qualquer tipo de subordinação’
Advogado passa por Sabatina no Senado. | Foto: Senado

Ao ser questionado por Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) se havia algum tipo de constrangimento ou risco de parcialidade por ter sido advogado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin afirmou ter “absoluta convicção da condição de exercer o cargo” e garantiu que atuará com imparcialidade no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Ele reconheceu a relação de proximidade com o presidente que, segundo ele, passou a se intensificar a partir do seu trabalho jurídico durante a sua defesa técnica no âmbito dos processos da Lava Jato. Além do reconhecimento à sua carreira profissional, Zanin disse acreditar que foi indicado por se “guiar exclusivamente pela Constituição e pelas leis sem qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja”. 

Sem parcialidade

Questionado por Alessandro Vieira (PSDB-SE), Cristiano Zanin disse que vai se declarar impedido de julgar os processos em que atuou como advogado do presidente Lula no STF.

Continua após a publicidade

“Evidentemente, em todos os processos em que eu tenha atuado como advogado, não poderei, se aprovado for por esta Casa, julgar esses processos no STF. Isso é muito claro, e não há dúvida de que deverei seguir esse impedimento. Em relação a impedimentos ou suspeições futuras, seguirei com muito rigor. Evidentemente, terei que analisar o conteúdo do processo, saber qual é o tema em discussão, as partes envolvidas e aplicar exatamente o que diz a lei”, disse Zanin.

Veja Também