Moro é acusado pelo PL de estar tumultuando ação que pode cassá-lo

O partido ainda argumenta que o TRE-PR desrespeitou os princípios do contraditório

Postado em: 23-06-2023 às 16h40
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Moro é acusado pelo PL de estar tumultuando ação que pode cassá-lo
O advogado do PL, Guilherme Ruiz, entrou com uma ação para recorrer a aprovação do tribunal em razão do pedido do senador. | Foto: Senado

Por Tathyane Melo

O Partido Liberal (PL) está acusando o senador Sérgio Moro (UB-PR) de estar atrapalhando as ações que tramitam no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) referentes aos resultados dos processos que podem levar a cassação de seu mandato.

Segundo o PL, Moro vem tentando tumultuar as ações que recorrem no Tribunal por meio do pedido, autorizado pelo TRE, que inclui novas testemunhas e a junção de arquivos de mídia referentes a uma entrevista do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Continua após a publicidade

O advogado do PL, Guilherme Ruiz, entrou com uma ação para recorrer a aprovação do pedido do senador. A legenda afirmou, por meio de nota, que Moro tem o objetivo de tumultuar e procrastinar a marcha processual e ainda politizar o julgamento dos pedidos de cassação e de declaração de inelegibilidade.

O partido argumenta que o TRE desrespeitou os princípios do contraditório, que traz a imposição de dever de ouvir as demais partes. A legenda diz, ainda, que o senador “utiliza-se da seriedade do processo e da estrutura da Justiça Eleitoral para açular um cenário de vitimização pessoal e teatralizar proselitismo político de baixo nível”.

Em defesa as ações de investigações do Tribunal, a equipe de Moro pediu, no fim de maio, que o desembargador Mário Helton Jorge considerasse uma entrevista do presidente do PL em que fosse explicado os motivos do partido ingressar com a ação. A solicitação se estendeu ainda para que fossem incluídos como testemunhas os responsáveis por uma pesquisa eleitoral citada por Valdemar em sua fala.

Alegando que não foi intimada a se manifestar sobre o pleito de Moro, a legenda de Jair Bolsonaro ingressou com embargos de declaração (recurso que visa sanar vícios processuais). O PL quer que sejam retirados do processo os pedidos de Moro, argumentando que tudo isso não passa de uma “estratégia para reforçar as pantomimas” do senador.

Veja Também