Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Ex-deputado Francisco Gedda morre aos 71 anos

O corpo é velado em Jataí, sua cidade natal, e será enterrado na terça-feira (27) no Cemitério Municipal

Postado em: 26-06-2023 às 14h23
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Ex-deputado Francisco Gedda morre aos 71 anos
O corpo é velado em Jataí, sua cidade natal, e será enterrado na terça-feira (27) no Cemitério Municipal. | Foto: Alego

O ex-deputado estadual Francisco Antônio de Carvalho Gedda, morreu, na madrugada desta segunda-feira (26), aos 71 anos. O político teve três paradas cardíacas. O corpo é velado em Jataí, sua cidade natal, e será enterrado na terça-feira (27) no Cemitério Municipal.

Gedda enfrentava complicações relacionadas a um traumatismo craniando após sofrer uma queda de uma escada. O quadro de saúde do ex-deputado se agravou nas últimas semanas. Ele teve um infecção bacteriana e sofria de convulsões constantes. Na madrugada desta segunda-feira, as convulsões evoluiram para três paradas cardíacas.

Trajetória

Francisco Gedda era filho de Antônio Soares Gedda e Doralice Carvalho Gedda. Casado com Cyl Miquelina Batista Carvalho Gedda, o ex-deputado deixa três filhos: Juliana, Antônio e Francisco. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Gedda exerceu a profissão de advogado antes de ingressar na carreira política.

Continua após a publicidade

Em 2010, obteve 14.730 votos nas eleições estaduais, o que lhe garantiu o seu mandato na Alego (2011-2015). Filiado à época ao Partido Trabalhista Nacional (PTN), atual Podemos, Francisco Gedda desempenhou um papel fundamental na representação de sua região e na articulação política. Teve ativa participação nos governos de Marconi Perillo (PSDB) e de Alcides Rodrigues (PP).

Antes de sua trajetória na Alego, Gedda ocupou diversos cargos relevantes no serviço público. Foi assessor da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atuou como assessor da Secretaria de Educação do Estado. Entre os anos de 1999 e 2001, desempenhou o cargo de superintendente de Administração e Finanças da Secretaria de Cidadania e Trabalho. Em 2002, foi nomeado superintendente administrativo da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Habitação.

Pesar

Em nota, o governador Ronaldo Caiado (UB), prestou condolência pela morte de Gedda.

Leia a nota

Recebemos com grande pesar, Gracinha e eu, a notícia do falecimento do meu amigo ex-deputado Francisco Antônio de Carvalho Gedda, na madrugada desta segunda-feira (26/06), aos 71 anos.

Natural de Jataí, Gedda integrou a 17ª Legislatura na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Ele também compôs a equipe da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Trabalhou intensamente pela melhoria do transporte público quando presidiu, entre 2008 e 2010, a Metrobus Transporte Coletivo S/A.

Deixa um legado que orgulha e honra sua família, amigos e toda população do nosso estado, em especial, da Região Sudoeste.

A cada um, nosso sincero sentimento de solidariedade. Que Deus seja consolo nesse momento de dor.

Veja Também