Reaproximação entre Vilmarzinho e Fortaleza está cada vez mais difícil

Prefeito bloqueou Fortaleza das redes sociais, impedindo o vereador de ver perfil do mandatário e fazer comentários

Postado em: 27-06-2023 às 09h00
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Reaproximação entre Vilmarzinho e Fortaleza está cada vez mais difícil
Com isso, Vilmar se torna, sob apoio de Gustavo e benção de Daniel, o candidato da legenda à reeleição | Foto: Reprodução

Ao passo que a arquitetura do “edifício eleitoral” de 2024 vai se erguendo em Aparecida, desmorona cada vez mais as chances de uma aliança entre o prefeito Vilmar Mariano e do presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza que, não tem quem o convença do contrário, quer ir às urnas contra o atual mandatário do Palácio Maguito Vilela.

A situação saiu do controle de republicanos que tentavam reaproxima-los no domingo último (25), quando o prefeito, infeliz pelas críticas pelo vereador, o bloqueou nas redes sociais. A reação de Fortaleza não era inesperada: repetir frases que veem dizendo ultimamente, como classificar Vilmar Mariano, ou Vilmarzinho, como é conhecido, como “despreparado” e outros adjetivos comuns de alvos dos opositores.

O bloqueio veio cerca de sete dias depois de o prefeito, em um sinal positivo à reaproximação, atender a um pedido de Fortaleza e levar um evento da prefeitura ao Cruzeiro do Sul, e promessas de obras. A região é interessante para o vereador, que chegou a elogiar o prefeito.

Continua após a publicidade

Vilmarzinho protagoniza um roteiro novelesco em busca da viabilidade e, com isso, contar com apoio dos caciques de Aparecida. Ainda não se sabe até que ponto o ex-prefeito Gustavo Mendanha, Daniel Vilela e o próprio governador Ronaldo Caiado estarão dispostos a apoiá-lo no pleito, em que poderá enfrentar, além do próprio André Fortaleza, Glaustin da Fokus e o Professor Alcides. Mas calma, o “edifício eleitoral” ainda é apenas um alicerce que deverá ser erguido à base de muito apoio político-eleitoral de cada proponente.

Não é de hoje que repórteres de política registram a guerra fria entre o chefe do executivo e o chefe do legislativo aparecidense. E, depois, um conflito mais acentuado, com críticas por meio de entrevistas e emperramento de interesses em ambos os poderes por seus respectivos chefes.

Tudo piora quando Gustavo Mendanha define retorno ao MDB de Daniel Vilela, o que deixou claro que Vilmarzinho, fiel ao líder e antecessor, faça o mesmo caminho. Filiado ao MDB, já se colocou à disposição do partido para ser candidato ano que vem. Com isso, Vilmar se torna, sob apoio de Gustavo e benção de Daniel, o candidato da legenda à reeleição. E como fica Fortaleza que destila críticas ao prefeito dia sim e outro também? Em entrevista ao jornal O Hoje no final de maio, Fortaleza afirmou que pretende disputar as prévias do partido, colocando-se à disposição.

Caso o MDB, contudo, entenda que Vilmar seja o nome da disputa, ele deixará a sigla. “Vejo com naturalidade o prefeito Vilmar ir para o MDB pelo retorno do Gustavo. Vou me manter. Atualmente sou o único pré-candidato do partido em Aparecida. Se for preciso ir para a prévia eu irei. Caso contrário, deixo o partido”, afiançou ele.

Personagem do novelesco antagonismo ao prefeito de Aparecida, André Fortaleza conta com o apoio incondicional de cinco vereadores – dos 25 da Casa. Ele, no entanto, garante um relacionamento de integridade com a maioria. “Os vereadores que me acompanham têm sido penalizados por estar ao meu lado. Isso acaba que os demais vereadores se abstenham”, garantiu.

Perguntado pela reportagem, em maio, sobre o motivo pelo qual não dá o braço a torcer e dialogar com Vilmar Mariano, ele foi taxativo: “Meu principal entrave com Vilmar é a falta de diálogo e o jeito de ele gerir a cidade, com autoritarismo e falta de conhecimento dos fatos. Ele deixa a desejar, querendo impor todas as situações, como se o resto de Aparecida fosse subordinado a ele”.

Veja Também